Para profissionais em busca de recolocação profissional,a mentoria tem sido uma ferramenta interessante para buscar resultados positivos nesse momento da carreira. E não apenas para essas pessoas, mas também com profissionais em fase de transição de carreira ou em busca de novos desafios. Normalmente, os mentores fornecem assistência na preparação de entrevistas e busca de emprego, além de apoiar a orientação vocacional de quem não se encontra satisfeito com a posição atual.
Mas como funciona o processo de mentoria? A oferta do serviço é feita por um profissional que possui know how e expertise em uma determinada área, direcionando e orientando o interessado na em certa área, como, por exemplo, um nicho de mercado ou um especialista em recolocação. É fundamental que o mentor seja uma pessoa com escuta ativa e empatia bem desenvolvidas, além de organizado para realizar os atendimentos e trazer benefícios para os envolvidos.
As mentorias são feitas em sessões focadas e que podem ou não ter metodologias já definidas – muitos profissionais trabalham com possibilidades múltiplas e as aplicam de acordo com cada ocasião. Mas é essencial que exista um bom planejamento de cronograma que o processo seja efetivo e tenha sucesso. A mentoria não é garantia de um novo emprego, mas prepara o profissional para o desafio de maneira mais inteligente e sustentável.
As mentoria voltadas para a carreira e o crescimento dentro de empresas específicas são muito comuns, inclusive contando com mentores do próprio quadro da empresa. Mas o atual cenário, com desempregados, pessoas insatisfeitas com suas posições, mães que não conseguem retornar ao mercado e novos arranjos profissionais cada vez mais frequentes, muitas pessoas aproveitam as mentorias para otimizar a sua recolocação.
Nas sessões são levantados o perfil do profissional, desenho da carreira e do mercado que deseja retornar ou entrar, bem como as especificidades de um plano de carreira, metas e objetivos profissionais. Com base nestes dados, e também no autoconhecimento provocado pelas reflexões a cada encontro, o mentorado consegue delinear melhor seu currículo, incluindo seus pontos fortes e fracos, competências e habilidades, se prepara melhor para os processos de recrutamento e entrevistas.
Para contratar uma consultoria focada em mentoria você precisa analisar o currículo do profissional, as competências, experiências profissionais, acessibilidade e, um fator importante também, é a sinergia e identificação entre os envolvidos. Afinal, o mentor será um facilitador ao desenvolvimento do mentorado, de forma intensa e frequente.
Nem todas as pessoas que possuem competências técnicas sabem transmitir o que sabem ou têm paciência para mentorar. Portanto, fique atento e busque depoimentos que ratifiquem a sua escolha, conversando com pessoas que já passaram pelo processo.
Se você está tentando uma nova posição, é preciso saber bem o que busca. Mas também é preciso saber o que pode estar impedindo o seu sucesso. Conhecer bem as suas deficiências e como eliminá-las é algo que um mentor pode apoiar, inclusive falhas que não conseguimos ver. Essa perspectiva externa consegue alinhar o que o mercado exige ao que apresenta a cada encontro.
Conversar com um profissional especializado nesse tipo de trajetória traz mais segurança para o seu desenvolvimento e é bem diferente de falar formalmente com o seu gestor ou informalmente com um familiar, por exemplo. O mentor indicará ferramenta e caminhos para encontrar os melhores resultados com base no que vocês determinaram juntos que seria interessante, o que cria também um senso de responsabilidade mútua – não é apenas alguém para “ajudar a encontrar um novo emprego”, é alguém para apoiar a sua empregabilidade!
Ao mesmo tempo, um mentor também pode ser capaz de apontar os seus pontos fortes dentro do que o mercado procura, ativos que não pode perder e que pode ampliar. E desenvolver esses elementos não necessariamente é algo que você consegue sozinho.
A conexão entre mentoria e recolocação profissional traz possibilidades múltiplas para a sua carreira, não apenas para o presente ou futuro próximo. O conhecimento – geral e específico – é aplicado para que seu sucesso seja alcançado de acordo com o que pode oferecer para o mercado e tem no mentor a base para esse aprendizado.
Crédito foto da capa – Minha mentoria (Foto: Rebrand Cities / Pexels)