Como se preparar para recolocação profissional?

A recolocação profissional é uma situação muito comum no mercado de trabalho. Seja por uma opção pessoal ou imposição, algumas pessoas buscam a recolocação devido a uma insatisfação no trabalho, por querer crescer na carreira ou são obrigadas após um processo de demissão ou uma crise na empresa, por exemplo.

Independente da situação, existem algumas maneiras de facilitar o processo de mudança no trabalho. Antes de tudo, a base é sempre planejamento! Se você estiver bem preparado, não existem sustos ou caminhos complicados. Aqui estão 8 dicas interessantes para alcançar a sua recolocação com tranquilidade:

1. Defina suas metas e objetivos pessoais

Antes de mandar seu currículo para diferentes empresas, pare por um momento e analise sua carreira. Pense também nos seus objetivos e metas pessoais. O que você quer atingir na sua vida? Como o seu trabalho vai influenciar e ajudar?

Sem saber aonde você quer chegar, você pode acabar entrando em um trabalho que não agrada ou não condiz com o estilo de vida que você deseja. Por exemplo, se seu sonho é ter proximidade com sua família de maneira constante, um trabalho com viagens frequentes não é o ideal para isso. Ou se você esperar alcançar determinado patamar financeiro, precisa de um emprego que pague um salário suficiente para isso ou acabará em dívidas.

2. Atualize seu currículo ao se preparar para recolação profissional

Na hora de começar a buscar por um novo emprego ou trocar de carreira, seu currículo é muitas vezes o que chega primeiro. Por isso, ele precisa estar atualizado e com os dados corretos. Verifique as informações de contato, acrescente as experiências de emprego e capacitação mais recentes.

Em tempos de redes sociais, atualizá-las também é uma boa pedida. Redes como o Linkedin, voltadas para o mercado de trabalho e networking, são válidas e bastante úteis na hora de conseguir um novo emprego. Invista seu tempo pesquisando as melhores maneiras de se posicionar por lá e mantendo um relacionamento saudável com suas conexões.

3. Pesquise os sites de empregos

Muitas empresas recorrem a sites de empregos para encontrar novos talentos. Por isso, vale se cadastrar nos sites para encontrar novas oportunidades. Pelos sites, seu currículo alcança mais empresas e é encontrado com mais facilidade também. É possível cadastrar suas preferências quanto a cargo, salário e localização do trabalho.

Existem sites específicos por região ou setor, por isso, não deixe de pesquisar e analisar o que se encaixa melhor à sua situação. Algumas páginas no Facebook ou grupos no Linkedin também serão bastante úteis.

4. Faça cursos, certificações e treinamentos

Enquanto você não encontra a posição ideal, atualize seus conhecimentos – na verdade, não deixe de estudar nunca! Fazer um curso ou treinamento, aprender uma nova habilidade, comparecer à palestras na sua área é uma excelente maneira de melhorar o currículo, ficando ainda mais fácil conseguir um novo emprego. E não se esqueça dos idiomas!

Ler livros, artigos e jornais, ver filmes e documentários, ouvir podcasts e buscar boas fontes de informação também são maneiras de adquirir novos conhecimentos. Não foque apenas na sua área, procure por diferentes interesses. Um candidato que sabe conversar e conhece diferentes temas se mostra mais flexível e pode se destacar em um processo seletivo.

5. Organize suas finanças

Essa dica é muito importante. Ao passar por uma recolocação profissional, você pode passar por um período sem renda garantida. Para que isso não comprometa seu estilo e qualidade de vida ou comprometa suas metas e objetivos, a organização financeira é essencial. Analise os seus gastos e corte o que for supérfluo. Se for possível, garanta uma reserva de emergência para eventualidades como essa.

Ter uma boa organização financeira pode ser o diferencial para o seu momento. Quem tem reservas e consciência do que pode ser feito não precise aceitar um trabalho abaixo de suas expectativas.

6. Prepare-se para as entrevistas

Pode parecer óbvio que ao fazer uma entrevista você precisa se preparar, mas muitas vezes os candidatos falham nesse quesito. A sua roupa, aparência e atitude precisam coincidir com o cargo que você almeja, assim como os valores e propósito da sua carreira e da empresa

Estude sobre o cargo, sobre a empresa e saiba o que é esperado de você para aquela posição. Mostre que você tem um interesse genuíno pela vaga oferecida. Estar bem preparado em uma entrevista é um passo mais perto do emprego ideal.

7. Seja positivo

Ao buscar uma recolocação no mercado, o tempo de procura pode ser um fator negativo. Muitos desanimam com o tempo e acabam desistindo ou aceitando um emprego que não gostariam.

Por isso, mantenha uma atitude positiva e trabalhe bem suas forças.

8. Amplie seu networking

Aproveite o seu tempo para ampliar sua rede de contatos. Essa ação deve ser feita de forma constante, ao longo de toda a carreira. No momento de buscar uma recolocação ele entra como um aliado.

Mantenha contato com seus antigos colegas de trabalho, troque informações sobre o mercado. Converse também com pessoas de outras áreas ou que possam ajudar na busca por uma nova oportunidade.

O mais importante é não se desesperar e manter a calma, não importa qual a situação que levou você a buscar e se preparar para recolocação profissional. Aproveite o momento para diminuir o ritmo, repensar as metas e objetivos. Com essas dicas ficará mais fácil encontrar um novo caminho para sua carreira!

Crédito foto da capa – Planejando a recolocação profissional (Foto: Rawpixel / Pixabay)

Saiba como alcançar o sucesso.

Saiba mais
Comentários