Se em vários momentos acabamos sentindo falta de uma direção mais concreta na vida, a definição de nossos valores centrais é algo que precisamos ter como prioridade. Quando temos nosso propósito claro e bem organizado em mente, é mais fácil pensar em um bom caminho.
Mesmo que você não saiba o seu estilo de gestão ou qual será efetivamente o seu próximo passo na carreira, que tal encontrar os seus valores fundamentais e como eles podem apoiar esse desenvolvimento?
Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a orientar o seu aprendizado e em que pontos você não pode deixar de prestar atenção durante a sua vida profissional. Essas são apenas ideias, lembre-se que não existe uma fórmula mágica para o sucesso, mas é importante ter em mente que é possível ter um panorama mais claro se você conseguir manter uma mentalidade aberta e pronta para o futuro.
A confiança e o respeito são algumas das bases essenciais para um bom líder. Essas características também se complementam com a integridade, trazendo a capacidade de manter um momento honesto e uni-los diante de questões boas ou ruins. A confiança e o respeito sempre se voltam também para a verdade, o que os tornam mais valorosos.
Entre princípios da liderança ainda estão o zelo e a prudência: o exercício do autocontrole nunca é alcançado sem a ajuda do autoconhecimento e a capacidade de compreender o que é possível de ser feito. A perseverança e a disciplina estão entre os atributos que tornam o líder crítico e inspirador, com a consciência de que aquela posição é relevante para além do indivíduo.
Outras qualidades que fazem parte de uma boa liderança são a capacidade de reconhecimento e a justiça. Lidar com as suas ações de maneira justa, comprometido com o que acredita ajuda muito na sua formação como líder. Isso envolve lidar bem também com suas emoções, gerenciando o que você faz de maneira racional. Mas isso não elimina o bom uso do seu “coração” como parte do mundo corporativo.
A paixão pode ser definida como conexão, amor e compromisso. Esses três pontos trabalham juntos e se complementam com características como qualidade, agitação e segurança – respectivamente.
Se a liderança é um valor primário, a paixão é o que sustenta tudo, o que transforma o seu trabalho em algo real e inspirador para os outros. Se você demonstra paixão no que faz, certamente trará as pessoas para o seu redor com admiração.
Quem quer ser uma liderança preparada para o futuro e as mudanças, precisa valorizar a inovação. E isso demonstra criatividade para resolução de problemas e novas maneiras de pensar situações rotineiras. O empreendedorismo tem muito desse valor, pois esse desejo de aprendizado motiva novas relações e pode trazer um mercado mais orientado para o que é diferente do habitual.
Quem constrói uma carreira pensando em ir sempre além precisa trabalhar com suas habilidades e no seu desenvolvimento contínuo. E manter a sua atenção atualizada para os conhecimentos em seu campo precisa também trazer pensamentos fora da caixa.
Pesquisar, aprender e viver nossos valores é um exercício duro. O equilíbrio é sempre uma palavra-chave e incluir a alegria entre os seus valores não significa que você não é um líder sério, mas como alguém que lida com as coisas com bom-humor e leveza.
Também devemos aprender a rir de nós mesmos, não sendo tão pesados na autocrítica. Caso contrário, estamos muito próximos dos nossos problemas e perdemos a perspectiva.
Já parou para pensar quais são os seus valores principais como líder? Essas são as bases que fortalecem o seu propósito e podem trazer mais efetividade aos seus resultados e performance.
Crédito foto da capa – Conversa franca (Foto: Christina Morillo / Pexels)