Livros para aumentar sua criatividade

O caminho para o sucesso e a criatividade nunca foi preciso, mas várias ferramentas podem guiar seu caminho e dar a direção certa. As competências criativas não são obtidas apenas por pessoas que possuem um certo talento para artes, mas especialmente por aquelas que tiveram uma quantidade interessante de fracassos e sucessos. Isso acontece pois, de uma forma ou de outra, foram capazes de desenvolver um forte senso de inovação que as mantém abertas em todos os seus momentos.

Ao longo dos anos, essas habilidades foram compiladas e colocadas em ótimos livros para ajudar jovens profissionais que também aspiram a aumentar sua criatividade e a se tornarem melhores no que fazem. Lembre-se de que ninguém começa a gerar pensamentos criativos sem uma base real de conhecimento – mesmo que empírico. Ou seja, incluir leitura e atividades ricas em novas possibilidades para o seu crescimento pessoal e profissional

Separamos alguns interessantes livros que ajudarão a aumentar sua criatividade. Tudo o que você precisa fazer é abrir sua mente para o que o autor precisa compartilhar e deixá-lo fluir de forma criativa naturalmente.

1. Rápido e devagar: Duas formas de pensar

Se quisermos categorizar um livro com tudo o que você precisa para aumentar sua criatividade, este brilhante trabalho de Daniel Kahneman, psicólogo e ganhador do prêmio Nobel de Economia, pode ser uma ótima porta de entrada. A obra explica em detalhes como a mente humana funciona.

Segundo ele, nossa mente está dividida em duas fases, a instintivamente rápida e a outra que é mais lenta em ação, mas lógica quando se trata de detalhamento. A combinação desses dois nos ajuda a tomar decisões. Kahneman explica como podemos usar melhor essas duas mentes separadas e aumentar nossa criatividade.

2. Grande Magia

Uma viagem pelo mundo da mente criativa. Elizabeth Gilbert compartilha com o leitor uma série de ideias para liberar uma mentalidade mais livre de amarras e pronta para inovar. Os títulos dos capítulos são palavras de grande peso: Coragem, Encantamento, Permissão, Persistência, Confiança, Divindade. Isso traz uma ideia interessante de tudo que pode ser trabalhado para alcançar um mundo de mais autenticidade, originalidade e escolhas mais direcionadas para o que você realmente busca como propósito.

3. Brincar – Como isso molda o cérebro, abre a imagina e revigora a alma

Mas quando a brincadeira é negada a longo prazo, nosso humor escurece. Perdemos nosso senso de otimismo e nos tornamos anedônicos, ou incapazes de sentir prazer contínuo”. Esse trecho da obra de Stuart Brown e elas realmente transmitem uma mensagem forte, e o bom aqui é que há mais de onde isso veio. Play (ainda não traduzido para português – mas talvez uma ótima opção para que você também aproveite para usar sua competência em línguas estrangeiras em prática) é um livro que compartilha alguns segredos ocultos de como ser criativo, mantendo uma vida divertida.

O autor acredita firmemente que nosso senso de criatividade aumenta quando estamos de bom humor e nossa mente está livre de qualquer tipo de ansiedade, preocupação e medo do desconhecido.

4. Confiança Criativa: Libere Sua Criatividade e Implemente Suas Ideias

Aqui está outro livro cativante com insights interessantes para ressuscitar sua criatividade. Escrito por Tom Kelley e David Kelley, fundadores da IDEO e da Stanford Design School, os autores exploram detalhadamente maneiras com as quais você pode aproveitar ao máximo sua criatividade e utilizá-la.

Diferentemente de qualquer outra pessoa que atribui a necessidade de criatividade apenas a obras de arte, os irmãos Kelly acreditam que a criatividade é necessária em todas as áreas de nossas vidas e em diferentes setores. Este livro utiliza uma abordagem prática para ajudar a explicar como você pode aproveitar ao máximo sua criatividade o tempo todo.

5. O caminho do artista: Desperte o seu potencial criativo e rompa seus bloqueios

Este livro pode ter sido publicado há mais de uma década, mas seu conteúdo ainda é altamente relevante até hoje. Neste livro, Julia Cameron analisa o caminho espiritual da criatividade, resolvendo dúvidas e medo, e como você pode se tornar uma versão melhor de si mesmo. Com exemplos práticos, ela foi capaz de expressar certas coisas que você nunca encontrou.

Continue investindo em seu desenvolvimento pessoal e não se esqueça de incluir essas oportunidades de crescimento de sua criatividade com livros interessantes!

Crédito foto da capa – Mão colorida (Foto: Sharon McCutcheon / Pexels)

Gostou do artigo?
Comentários