10 Dicas Para Ajudar na Superação de Crises e Adversidades

Uma das características mais comuns em pessoas de sucesso é a capacidade de superação de problemas. Há alguns anos, quando eu trabalhava em uma multinacional de bens de consumo, queríamos contratar uma celebridade para representar a nossa marca.

Para ajudar na escolha, tive a oportunidade de analisar um relatório que reunia informações sobre algumas personalidades e mostrava como os consumidores as avaliavam. Lembro que me surpreendi com muitas das revelações do documento.

Alguns famosos eram muito mal avaliadas e outros muito bem. Tentei identificar qual era o ponto em comum entre eles e ficou claro que a capacidade de superação, ou não, de um problema na vida pessoal afetava diretamente a opinião dos consumidores.

Uma atriz que havia lutando contra o câncer de forma pública, passado por rádio e quimioterapias, e, enfim, superado a doença, era muito bem avaliada. Um cantor que perdeu a esposa de forma trágica e, após muito tempo, ainda se mostrava infeliz, abatido e incapaz de superar a infelicidade, era malvisto pelo público.

Se existe algo em comum entre a sua vida, a minha e a das pessoas consultadas na pesquisa é a certeza de que a vida sempre trouxe, e continuará trazendo, problemas e adversidades. Independente de quão difícil for para superá-las, de alguma forma, teremos de lidar com elas e resolvê-las. Mais que uma crença, sabemos que isso é um fato e não temos como negar! Daí a admiração que sentimos quando vemos alguém que conseguiu superar crises e dificuldades.

Aprender a lidar com adversidades é o que te define como pessoa e faz você ser quem você é. A cada problema que você ultrapassa, cresce a sua confiança e a certeza de que conseguirá lidar com o que a vida te trouxer, seja algo bom ou ruim. Além disso, as crises são oportunidades únicas de aprendizado pessoal e sua superação permite alcançar um novo patamar de consciência e percepção sobre sua própria vida.

É por esses motivos que a superação de obstáculos, problemas, adversidades e crises é tão importante para sua vida e seu sucesso pessoal e profissional. Para ajudar nesta jornada, sugiro algumas maneiras de como superar seus problemas e desenvolver essa capacidade pessoal. Muitas dessas dicas já utilizei mais de uma vez ao longo da vida e certamente voltarei a usar. Aproveite!

superacao 1 Problema resolvido

Problema resolvido (Foto: South_agency / iStock)

Algumas ideias para superar problemas

1. Defina o problema ou a crise

Pode parecer óbvio que você deve, primeiramente, entender qual é o real problema antes de tentar sua superação. Mas, na prática, não é assim que acontece! Dependendo da crise, você já estará completamente envolvido emocionalmente e desesperado, tentando resolvê-la mesmo sem saber ao certo do que se trata.

Sugiro, porém, que faça o que aprendemos na escola de engenharia: dê um passo atrás e defina o problema. Do que se trata? Do que não se trata? Quais os limites do problema? Quem está envolvido? É algo agudo ou crônico? É grande ou pequeno? O que tenho a disposição para resolvê-lo? E por aí vai… Responder a essas questões é crucial para não perder energia e esforços à toa.

2. Você não precisa entender a causa da adversidade para conseguir superá-la

Às vezes, você vai ficar tentado entender o que causou o problema – ou mais especificamente, quem provocou aquela situação indesejada. Como minha avó sempre nos disse de forma irônica, “tudo fica mais fácil quando encontramos o culpado”. A verdade é que nem sempre isso é relevante e só nos desvia do nosso principal objetivo: a superação da crise. Mais importante: muitas vezes, você não precisa dessa compreensão para sair dela. Minha sugestão é que não gaste muito tempo com isso. Se a resposta for fácil de encontrar, ótimo. Se não for, deixe para lá!

superacao 2 Queda de dominós

Queda de dominós (Foto: relif / iStock)

3. Foque na superação da crise e não no problema em si

Uma vez identificado o problema, foque toda sua energia para resolvê-lo. Não perca tempo remoendo o mesmo na sua cabeça, falando com as pessoas próximas, principalmente quando se sentir culpado pelo que aconteceu. Isso não resolve nada e você ainda corre o risco de as pessoas ao seu redor se cansarem de você e se afastarem. Se dedique de corpo e alma para resolver a parada! Isso sim vai te ajudar e irá fazer você se sentir melhor.

4. Dê atenção ao que é real, não às fantasias

Se for psicólogo, pode pular essa parte, pois você já entendeu! Se não for, aqui vai uma dica de ouro: uma coisa é o problema real, aquele que você pode tocar, sentir, ver e descobrir fatos a respeito. Outra é o que você fantasia sobre o problema, aquilo que não tem base na realidade, mas está recheado de emoções e suposições. Parece real, mas não é.

Sabe aquela história do ratinho na frente da lanterna, cuja imagem projetada na parede parece ser um monstro assustador? É disso que estou falando. Uma coisa é você colocar o ratinho para correr (o problema real), outra é imaginar que precisará enfrentar um monstro aterrorizador (a fantasia).

O mesmo acontece com seus problemas. Muitas vezes, os problemas são menores do que parecem. O que os infla é nossa incrível capacidade de fantasia-los. Minha sugestão é: gaste energia em resolver o que é real e controle a fantasia. Ela não vai te ajudar aqui!

5. Acredite que nada é para sempre; a crise vai passar

Você é um ser humano e, como todos nós, tem a tendência de achar que o presente é para sempre. Quando está bem e feliz, acha que essa sensação será eterna. Quando está se sentindo miserável e infeliz, também acha que é para sempre. Mas, em nenhum dos casos, isso é verdade!

A vida é um ciclo com alternância de momentos melhores e priores. Lembre-se disso quando estiver passando pelos vales, ok? Eles passam e você não vai viver assim para sempre.

Lembro de momentos muito angustiantes que vivi há alguns anos. Naquela época, tinha a impressão que nunca mais seria feliz ou voltaria a viver uma vida normal. Quando eu via pessoas andando na rua no horário de almoço, conversando e rindo, eu pensava “queria ser como uma delas, mas nunca mais vou voltar a ser”.

O tempo passou, a crise foi superada e não é que me tornei uma daquelas pessoas? Acho que é por isso que faço tudo o que preciso no meu bairro a pé. Além de me sentir bem e deixar o sedentarismo para lá, quem sabe não sirvo de inspiração para alguém passando pelo que já passei?

6.Veja o problema por outros ângulos

Uma dica muito útil que pode te ajudar a ter ideias criativas para resolver o seu problema é procurar apreciá-lo com outros olhos. Lembre-se de uma pessoa que você admira e respeita. Agora, pergunte para si mesmo como esta pessoa encararia a situação que você está vivendo. Como ela faria para superar esta crise? Use-a como inspiração e surpreenda-se com as respostas que virão. Mesmo sem falar com elas de verdade, esta reflexão já vai te ajudar bastante!

superacao 3 Conseguindo ajuda

Conseguindo ajuda (Foto: PeopleImages / iStock)

7. Consiga ajuda

O caso anterior a dica é uma buscar uma ajuda “imaginária”. Agora, a recomendação é ir em busca de uma ajuda real. Às vezes, a crise é grande demais para enfrenta-la sozinho. Às vezes, você não tem a isonomia ou competência necessária para sair dela. Independente da razão, tem muita gente boa ao seu redor para ajuda-lo: amigos, família, cônjuge, pastor, padre, psicólogo, médico, coach, consultor. A lista é grande. Resistir a buscar ajuda por orgulho só vai fazer mal para você. Por outro lado, estender a mão e pedir apoio será a oportunidade para alguém fazer bem para você. Ambos sairão ganhando!

8. Foque na lição de vida

É milenar o conhecimento que diz que toda crise, problema ou adversidade é uma oportunidade de crescimento. Já escutei isso como conselho no meio de uma crise e minha primeira reação foi de querer “ejetar” aquela pessoa da minha frente. Mas, depois de um tempo, com a cabeça mais fria, não é que fez sentido?

Você não precisa gostar de crises, mas, se pensar na lição que cada uma delas vai trazer para sua vida, certamente você conseguirá extrair algo bom. Além disso, irá se sentir menos tenso e mais relaxado para resolvê-la.

9. Aceite o que não consegue controlar

Nem tudo dá para controlar, resolver, fazer algo a respeito. Se esse for o caso da sua adversidade atual, a única coisa que pode fazer é aceitar e seguir em frente. Isso é muito comum com doenças incuráveis, como o Alzheimer, por exemplo. Infelizmente, não há como resolver o problema. Nesses casos, aceitar o inevitável é o primeiro passo para começar a focar em outras coisas que possam atenuar a situação.

Foi o que aconteceu com minha família quando descobrimos que minha avó tinha essa doença. Depois do choque inicial, focamos nossa energia em garantir a melhor qualidade de vida possível para ela. Foi o que fizemos nos nove anos que se seguiram entre a identificação da doença e o seu falecimento.

10. Tenha paciência para sair da adversidade

Identificar o problema e achar uma solução pode levar tempo. Não adianta ficar se matando até que isso aconteça. Isso é comum em mudanças de emprego ou carreira, por exemplo. Às vezes, a situação atual está muito ruim e você sofre diariamente. A superação do problema, porém, vai exigir planejamento e uma série de ações, peça você demissão ou mantenha-se no emprego atual. Sua resiliência e perseverança serão críticas para sair da adversidade e dar a volta por cima.

Crédito foto da capa – Mulher preocupada (Foto: PeopleImages / iStock)

Saiba como alcançar o sucesso.

Saiba mais
Comentários

Os comentários estão desativados.