Praticar escuta ativa e simplesmente ouvir são dois conceitos muito diferentes. Isso é especialmente importante no local de trabalho em que não ouvir pode levar a mal-entendidos. Ao se tornar um ouvinte melhor, o gestor pode melhorar sua produtividade, bem como sua capacidade de influência, persuasão e negociação. Tudo isso é bastante necessário para o sucesso no local de trabalho.
A escuta ativa é projetada para incentivar o respeito e a compreensão. Você precisa estar preparado para acompanhar as informações e todas as perspectivas. Com essa técnica, você produz uma melhor compreensão, sentimentos positivos e melhores resultados no local de trabalho. Os seres humanos falam a uma velocidade de 110 a 140 palavras por minuto, mas pensamos sete vezes mais rápido, o que significa que nossa mente divaga e vai bem além do que conseguimos falar ou ouvir.
A escuta ativa é uma habilidade útil para qualquer profissional desenvolver, pois ajuda você a entender verdadeiramente o que as pessoas estão dizendo em conversas e reuniões, criando um ambiente mais harmonioso e com um diálogo mais claro.
O processo de escuta ativa envolve tomar a decisão de prestar atenção e compreender melhor o que o outro quer dizer com uma mensagem, redirecionando sua mente apenas para o que importa naquele momento.
Faça perguntas quando o emissor concluir a mensagem, para alinhar o que foi dito ao que escutou e refletiu. Sabia que ao trabalhar esse tipo de habilidade você também demonstra sensibilidade, empatia, valorização da transparência, cortesia, gestão de expectativas e de emoções?
É sempre importante não interromper, pressupor desdobramentos ou tentar responder perguntas antes de saber o que o falante está querendo dizer – essa dica é muito válida também para o uso dessa habilidade em entrevistas de emprego.
Você já tentou conversar com alguém enquanto lia? É difícil saber o quanto essa pessoa compreende do que está dizendo e se realmente se dedica ao que está tentando dizer. Sua mensagem pode ter sido reconhecida corretamente, mas ele provavelmente ainda se sentiu ignorado, sem importância e não entendido.
É fácil deixar as palavras de alguém entrar em um ouvido e sair no outro, mas essa não é a postura correta. Ouvir é simplesmente que seus ouvidos percebem o som, enquanto escutar ativamente é entender o ponto de vista da outra pessoa.
Por que isso importa?
Se você é um líder ou gestor no local de trabalho e seu time ouve apenas as palavras pronunciadas, mas não compreendem completamente o que é dito, isso pode levar a erros, expectativas frustradas e perda de tempo.
A escuta ativa requer um certo nível de comprometimento do ouvinte. Tente não interromper quem fala, isso limita a compreensão da mensagem e ainda pode atrapalhar o raciocínio do orador. Os argumentos contrários podem ser guardados para o momento de feedback e confirmação, após suas perguntas.
O ouvinte deve seguir quatro etapas:
Quando as pessoas fazem essa sequência corretamente, é criado um entendimento que leva a maior precisão e confiança mútua.
Aproveite também para usar bem sua própria linguagem corporal e gestos para mostrar que está envolvido. A comunicação não-verbal é parte das suas reações, com expressões faciais e acenos de cabeça, além de uma postura aberta e interessada.
A escuta ativa é uma habilidade de liderança que gestores devem praticar todos os dias para ser um exemplo para seus funcionários. E eles também devem ensinar isso.
Os líderes em um local de trabalho que ensinam habilidades de escuta ativa aos membros de suas equipes têm melhor comunicação, melhores relacionamentos e menor taxa de erro. Como você pretende exercitar a sua competência de escuta ativa nos próximos dias?
Crédito foto da capa – Sessão de feedback (Foto: mentatdgt / Pexels)