Feedback e liderança: a importância do processo

Saber lidar bem com feedback e liderança é um duplo desafio. Como saber se aquela difícil ou conflituosa decisão foi a mais assertiva para o grupo? Suas ideias e projetos têm sido positivos na equipe? Como sua liderança é avaliada? Como avaliar a liderança? De grande importância para todos os envolvidos, o feedback é essencial, afinal, todos têm opiniões e pontos de vista que merecem ser ouvidos e considerados.

A cultura do feedback tem sido uma bastante difundida, utilizada e defendida nas empresas. Mais do que dar informações sobre desempenho, conduta, ou ação executada por uma ou mais pessoas, o objetivo é orientar, reorientar ou até mesmo estimular comportamentos mais adequados. A base do feedback é o diálogo, com uma escuta cuidadosa e a comunicação clara do que é necessário e planejado para o momento.

Fortalecendo a relação entre feedback e liderança

De suma importância no desenvolvimento das competências interpessoais, o feedback permite que você se enxergue pela lente do outro, trabalhando sua empatia. Com esta prática constante, é possível maximizar o desempenho e performance de um indivíduo ou de um grupo.

Nos atuais modelos hierárquicos de negócios, principalmente em startups e empresas inovadoras, o uso de padrões horizontais, squads e equipes multidisciplinares tem se tornado cada vez mais comuns. Com a cultura de ouvir o que o grupo tem a dizer, diversos líderes conseguem descobrir e mapear soluções que, se não estivessem dispostos a ouvir, não teriam alcançado com tanto êxito. São pessoas que conseguem se complementar, o que é amplificado se existe um diálogo aberto e a capacidade de compreender esses diferentes perfis.

Além de ser positivo para melhorar o desempenho da empresa, a possibilidade de dar feedback aos líderes e colegas abre portas e cria um clima de companheirismo, empatia e melhora exponencialmente a gestão estratégica e efetiva da equipe. Produtividade, criatividade e sentimento de grupo também fortalecem o relacionamento, dentro e fora da empresa, aumentando os resultados e criando um ambiente de trabalho aconchegante e saudável.

O poder do feedback para as equipes

Algumas medidas e cuidados são necessários quando o assunto é feedback. Nem todos os líderes e liderados possuem inteligência emocional bem trabalhada o suficiente para lidar com essa troca e podem confundir feedbacks com críticas destrutivas – não acrescentando ao relacionamento e só deixando os envolvidos desmotivados – ou até mesmo ter reações negativas ao receber a devolutiva.

Como devo proceder para dar feedback e como devo me portar ao receber?

É necessário que seja um processo de mão dupla. Não basta somente querer dar feedbacks. É necessário que se crie uma cultura que favoreça o ouvir e o falar. Se ainda não existe esta prática em sua empresa, é preciso implementá-la e abrir os canais de diálogo, deixando claros alguns procedimentos para evitar atritos.

O respeito precisa ser primordial e fazer parte do ciclo desde o primeiro momento. Se é um feedback de elogio, por exemplo, tenha cuidado para não gerar ciúmes na equipe ou um sentimento de injustiça fazê-lo apenas para uma pessoa e não para todo o time. Se é um feedback corretivo, faça-o de maneira empática e em reservado, tomando cuidado também para não gerar um clima negativo ao agendar a reunião ou convidar a pessoa até sua sala.

É preciso ter muita atenção e cuidado para evitar ruídos na comunicação do feedback

Aprenda a ouvir, mesmo que seja o que não gosta. Tente não reagir com emoção intensa logo de imediato. Ouça, esclareça o que for necessário, faça perguntas,  agradeça. Reflita e reconheça se há sentido ou não naquilo que foi dito e, se for o caso, busque melhorar. Isto pode ser uma ótima oportunidade de crescimento e desenvolvimento, tanto como pessoa, quanto como profissional. Enxergue sempre além do que foi dito no momento, compreenda o significado daquela conversa para o seu cenário presente e também futuro.

Pratique feedback e liderança como um hábito

Incentivar a cultura do feedback pode ser um pouco trabalhoso no início, mas suas repercussões podem ser muito impactantes. Demonstre que está à disposição para pedir devolutivas, seja disponível e humilde para aceitá-las, além de incentivar a prática entre os colegas e equipes.  Muitas vezes, o simples fato de iniciar uma jornada de trabalho elogiando a equipe ou agradecendo uma opinião dada, mostra que o ambiente é acolhedor e que as pessoas são valorizadas.

Tente também implementar uma dinâmica para feedback entre os colegas da equipe. Com o tempo, os resultados ficarão claros e as pessoas farão isso de forma natural, leve e transparente.

Por mais que as primeiras reações ao feedback não sejam tão evidentes, não desista. Entenda que esta prática vai desencadear um novo processo de desenvolvimento nas equipes e lideranças, aprimorando talentos, gerando bons resultados e alta produtividade.

Líderes que mobilizam, criam equipes comprometidas e aprimoradas. Liderados que sabem ouvir, crescem em objetividade, eficiência e clareza. Esse é um processo em que todos só têm a ganhar. Sabendo usar bem o feedback e liderança, é possível conquistar um desenvolvimento global e bem trabalhado para toda a empresa.

Crédito foto da capa – Dando feedback (Foto: Amy Hirschi / Unsplash)

Gostou do artigo?
Comentários