Para muitos profissionais, aproveitar sua rede de contatos enquanto trabalha em uma empresa pode parecer uma tarefa difícil. Mas essa é uma falsa impressão e você precisa tirar esse tipo de pensamento da sua mente para que possa fazer o seu momento mais produtivo.
Quando se trata de desenvolver um networking eficiente, o melhor lugar para começar é o seu trabalho atual! Lá você tem acesso irrestrito a diferentes maneiras de se relacionar com a rede e a oportunidade de desenvolver suas habilidades enquanto ainda é pago por um serviço específico que você presta.
Para ajudá-lo a desenvolver um networking eficiente usando seu trabalho atual, aqui estão 4 etapas organizadas de maneira simples para que você possa seguir e buscar resultados interessantes. Com confiança, você será capaz de tirar o máximo proveito da situação e dar um passo à frente em sua carreira!
Isso vem com o entendimento de sua posição atual e o conhecimento com o que atua. Ao fazer um balanço de sua carreira, você deve se perguntar:
As respostas que você obterá para isso fornecerão uma imagem clara de onde você está e o que você precisa fazer para mudar sua situação atual.
Um conjunto de objetivos claramente articulado é uma das principais coisas que podem ajudar na sua trajetória e colocam no caminho certo quando se trata da construção e ativação da sua rede de contatos. Isso fornece uma visão clara do que você precisa para melhorar sua carreira e alcançar todos os seus objetivos. Ao estabelecer essas metas, elas precisam ser inteligentes, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo determinado – o já conhecido acrônimo em inglês SMART. Com isso, você poderá conhecer as rotas a seguir para atingir seus objetivos e alavancá-lo para alcançar o que deseja.
A rede de contatos pode ser uma maneira incrível para crescer na sua empresa atual, o que não necessariamente significa que você quer mudar de emprego. E isso é algo que muitos profissionais acabam não entendendo e perdendo oportunidades.
Definir a sua marca tem a ver com indicar claramente o que você tem a oferecer. Fazer isso com antecedência dará a vantagem necessária quando você precisar articular as habilidades profissionais que deseja que seus colegas, seu networking e até mesmo seu empregador conheçam. Ao fazer isso, você também precisa tentar, tanto quanto possível, compartilhar as principais habilidades que estará trazendo para a mesa se uma oportunidade for dada a você.
Branding pessoal é um assunto muito interessante e pode ser um diferencial até mesmo para construir um bom currículo. Entendendo melhor o que você tem a oferecer, com seus pontos fortes em evidência, você pode “vender o seu peixe” com mais segurança. Já pensou em como as pessoas veem o seu posicionamento? Essa é a sua marca e pode ser trabalhada da maneira que considerar mais importante.
Networking tem como objetivo alcançar as pessoas e garantir que elas tenham uma ideia certa do que tem a oferecer. Você pode fazer algo semelhante a isso também para extrapolar os limites do seu local de trabalho sem parecer desinteressado no presente. Para fazer isso, tudo o que você precisa fazer é fortalecer a sua marca para tentar se tornar uma referência em sua área – inclusive vinculando o que sabe à sua posição atual. Que tal usar plataformas de mídia social como o LinkedIn e compartilhar conteúdos interessantes em seu perfil para as pessoas no seu trabalho e nos clientes?
Quando você consegue reconhecer que tem uma boa rede de contatos e pode fazer com que isso fortaleça sua marca pessoal e posição atual, o futuro parece muito mais claro. Transformar sua carreira com networking é uma maneira de ampliar o seu potencial e criar novas possibilidades para um trabalho bem feito.
Crédito foto da capa – Apresentando ideias (Foto: mentatdgt / Pexels)