Sua carreira exige planejamento financeiro

É impossível alcançar o sucesso profissional sem que você tenha um bom planejamento financeiro. Isso pode parecer confuso em um primeiro momento, mas com cada vez mais inovação, tecnologia e novas profissões, os perfis cobiçados por grandes empresas sofrem adaptações e os resultados passam a exigir melhor preparo e capacitação dos profissionais. Seja na sua formação, vivência no exterior, domínio de idiomas ou qualquer outro investimento em sua carreira, é preciso estar sempre um passo a frente para conquistar esse diferencial.

Mais do que iniciativas pontuais, é preciso uma estratégia bem definida e organizada das finanças. Isto pressupõe que você, além de ter capacidade em liderar uma equipe, por exemplo, tem a habilidade de organizar e planejar sua vida financeira pensando nos seus objetivos. Para se ter um plano efetivo é necessário seguir algumas etapas: definição clara de metas, elaboração de estratégias e análise dos feedbacks para entender, corrigir ou manter o processo em curso – sim, da mesma maneira como você pensa na sua carreira, você precisa ter um plano financeiro para alcançar o resultado.

Aqui estão algumas dicas para que você possa se organizar com tranquilidade para conquistar o futuro que tanto deseja na sua carreira.

Saiba identificar suas metas e oportunidades para investir na sua carreira

São muitas as perguntas que você precisa fazer antes de começar a colocar no papel seu plano financeiro para a carreira. Pense bem no mercado em que atua ou almeja e qual ponto deseja alcançar. Agora, para que você possa chegar lá, reflita sobre:

  • O que envolve o percurso que você quer trilhar?
  • Quais cursos precisa fazer?
  • Quais habilidades técnicas deve desenvolver?
  • Quais as competências comportamentais podem ser trabalhadas com antecedência?
  • Existe a exigência de alguma certificação?
  • Quais os principais idiomas usados nessa área?

Preste atenção também às habilidades que já possui e são importantes, podendo reforçá-las para a conquista de seus objetivos.  Muitas vezes não é preciso investir somente em cursos, trabalhando suas soft skills – competências que aliam personalidade e comportamento – com coaching ou mentoria. Esse é um investimento que muitas pessoas se esquecem, mas essas são as maneiras como você interage com as pessoas e isso afeta ou beneficia os relacionamentos no ambiente corporativo e a produtividade da sua equipe. Com o apoio de um profissional especializado nisso, você pode se tornar mais forte em alguns aspectos e minimizar outros.

Além disso, conta-se muito a capacidade de inovar e atuar em grupos, na interação de ideias e propostas que gerem boas práticas e ganhos financeiros para a empresa. Tudo isso faz parte do seu desenvolvimento e pode ser conquistado com boas leituras e usando seu tempo com sabedoria. Já pensou em rever sua lista de contatos, procurar seus amigos, pesquisar grupos online e verificar como pode ofertar seu conhecimento em troca novos aprendizados ou na atualização de idioma, por exemplo? Assim você pode economizar e ainda criar ou fortalecer laços. Faça seu networking funcionar a seu favor!

Como está da sua saúde financeira?

Faça um balanço da sua vida financeira: está com dívidas? Tem reserva de emergência? Quanto ganha e quanto gasta? Qual o seu teto de gastos? Estas perguntas são essenciais para que você coloque em uma planilha toda a sua renda e, com base nisto, elabore as estratégias para que possa alcançar seus objetivos já traçados. Esse assunto é sério e não pode ser visto como secundário. Sua vida pessoal e profissional dependem da sua cautela e planejamento.

Crie um documento claro com o que quer e como isso pode ser possível. Por exemplo: Qual o custo de uma pós graduação na sua área? E em quanto tempo você acha que seria possível incluí-la em seu orçamento? Talvez trocar os gastos supérfluos por educação seja um bom caminho para começar a deixar sua carreira mais forte.

Observe suas finanças com frieza. Mude de atitudes que possam estar minando seu investimento em educação e treinamentos, como compras por compulsão, uso do cartão de crédito de forma desorganizada, ostentar um padrão de vida diferente do que pode manter, não analisar seus gastos diariamente.

Para algumas mudanças a necessidade de um certo sacrifício existe, mas tenha sempre em mente os seus objetivos definidos para a carreira e o que eles vão proporcionar futuramente para não perder o foco. A recompensa vai chegar!

A regra 50-30-20 pode ajudar na sua carreira

O bom andamento das suas finanças dependerá de como você vai gerenciar gastos, investimentos e despesas. Você é o responsável por encontrar tal equilíbrio e ver como pode encaixar suas aulas de idiomas ou estudos profissionais na sua rotina.

Você pode usar um cálculo simples: do salário total que recebe, até 50% deve pagar suas despesas básicas e fixas, como contas de energia elétrica, gás, água, telefone, aluguel, condomínio, transporte.

Para atividades do seu estilo de vida, como lazer, diversão e cuidados pessoais, dedique 30% do valor total, e os 20% finais devem ser direcionados para quitar dívidas – caso possua – ou investir em algum projeto para seu futuro, já delineado no seu planejamento. Se ainda assim você perceber que as contas superam o que ganha, é hora de repensar o que está acabando com seu salário e assim impedindo-o de crescer e alavancar sua carreira. Se, por exemplo, o automóvel está dando prejuízos, busque alternativas, como caronas, aplicativos e transporte público. Se seus gastos com lazer estão muito altos, troque por programas gratuitos ou mais baratos, mas que terão o mesmo efeito. Isso pode ser uma mudança temporária, mas talvez seja a maneira como encontrará o seu ponto certo de gastos.

Mesmo com os ajustes e concessões ainda está difícil se equilibrar financeiramente para investir na carreira? Bons líderes precisam ser bons gestores, principalmente deles mesmos. Autoconhecimento também envolve autogestão. Comece aos poucos, crie estratégias de poupança, talvez encontrar um curso mais básico e barato para um primeiro momento e determinar um prazo para os valores necessários para um MBA no exterior ou uma certificação internacional. O importante é sempre ter em mente que esse é um passo relevante para o seu futuro.

Quem quer ter uma carreira de sucesso precisa ser alguém que planeja e foca em ir além, levando sucesso e prosperidade por toda sua trajetória. E seu planejamento financeiro precisa estar dentro das suas prioridades.

Crédito foto da capa – Crescendo seu patrimônio (Foto: Gerd Altmann / Pixabay)

Saiba como alcançar o sucesso.

Saiba mais
Comentários