Finanças pessoais e objetivos profissionais: qual a relação entre eles?

Não existe separação entre vida pessoal e profissional, por isso, suas finanças pessoais e objetivos profissionais estão conectadas e devem ser planejadas juntas, afinal uma depende da outra. Primeiro, porque o seu trabalho deve ser a sua fonte de renda e é o que proporciona suas chances de poupar para realizar sonhos e investir. E ao manter suas finanças bem organizadas, você consegue investir mais na sua carreira, seja em cursos, empreendendo e fazendo parte de novos negócios. A dependência entre ambas deve ser saudável e sustentável.

Sabendo que uma depende da outra, manter as finanças pessoais organizadas é de suma importância para os seus objetivos profissionais. Afinal, se você conseguir manter suas contas em dia e investir uma parte do seu salário, você pode investir na sua carreira.

Organize suas finanças pessoais antes de investir em sua carreira

Para conseguir atingir os objetivos profissionais que você planejou, uma boa gestão financeira é essencial. O primeiro ponto da organização financeira é gastar menos do que ganha – parece básico, mas nem todos seguem essa regra.

Por mais que a tentação de acompanhar um estilo de vida com luxo e conforto seja grande, se você gastar mais do que ganha terá muitos problemas. Dívidas são causadoras de estresse, ansiedade e brigas, o que reduz a qualidade de vida drasticamente e impede que você aproveite algumas oportunidades de investir na carreira e crescer, por exemplo, fazendo uma pós-graduação ou um curso de idiomas.

Controle seus gastos

Vamos partir do básico: controle suas finanças sabendo exatamente todo o dinheiro que entra e sai na sua conta e carteira. Você pode encontrar planilhas prontas para isso online, adaptar à sua realidade ou pode criar a sua. O básico para esse documento é controlar os gastos mensais e receitas.

Uma outra boa opção são os aplicativos de celular. Você pode ter todo o controle na palma da sua mão, anotando os gastos em tempo real. Além disso, as aplicações oferecem estatísticas, gráficos e dicas de finanças. São várias possibilidades para cada perfil e é interessante que você teste o que mais se adapta ao seu estilo de vida.

Elimine as dívidas

Caso você já tenha alguma dívida, chegou a hora de eliminá-las. Monte um plano de pagamento realista, que caiba dentro do seu orçamento, liste todas as suas dívidas, entre em contato com os credores e negocie o pagamento.

Pagando à vista, as chances de desconto são maiores, por isso, se tiver dinheiro guardado, é melhor utilizá-lo para quitar os débitos primeiro e depois começar a planejar seus próximos passos de investimento. Não seja refém dos juros, suas finanças pessoais a favor da sua carreira.

Tenha uma reserva para emergências

Você deve juntar cerca de 4 a 6 meses dos gastos fixos para usar em situações de emergência, como demissões, problemas de saúde e outros casos em que pode ser necessário ter essa reserva em mãos. Tendo esse montante bem estabelecido, existe mais liberdade para investir na sua carreira, empreender e investir em você.

Além disso, após conquistar esse valor, você pode começar a poupar com frequência para situações de médio e longo prazo, como uma viagem mais cara ou a compra de um imóvel ou veículo. Criar o hábito de reservar um montante financeiro para um objetivo é muito importante para quem quer alcançar objetivos profissionais, exigindo esforço e dedicação constante.

Estabeleça metas para suas finanças e carreira sendo realista

Tenha metas bem estabelecidas. Quando você sabe o que quer fazer e aonde quer chegar, fica mais fácil poupar e fazer o controle financeiro. Se você quer alcançar independência financeira e poder financiar seus sonhos de carreira, ter metas bem definidas é o primeiro passo.

Agora você precisa pensar na sua realidade, no que você consegue atingir e o que consegue manter dentro do prazo estabelecido.

Por exemplo, ao pensar em economizar para o futuro, veja por quanto tempo você consegue viver com um orçamento mais enxuto. A longo prazo, pode não ser uma estratégia interessante, dependendo do que você está eliminando. Tenho sempre um mínimo para gastar em pequenos luxos, como um jantar com os amigos ou um pequeno mimo para você mesmo – estar bem consigo mesmo precisa estar dentro do seu projeto de finanças pessoais.

Reavalie seu planejamento de acordo com o que deseja alcançar

Ao implantar um processo em sua empresa, você encontra um problema, propõe uma solução, analisa o resultado e reavalia a situação, correto? Na sua vida financeira acontece da mesma forma. Você planeja suas metas e gastos, aplica o que foi planejado e depois de um período reavalia o que foi planejado. E se você colocou seus objetivos de carreira como uma das áreas do plano, ele precisa ser sempre revisto.

Considere os cursos que deseja fazer, as promoções que recebeu, as mudanças de emprego, possíveis bônus… Suas finanças pessoais precisam estar bem alinhadas com tudo isso.  Na reavaliação você analisa se o que pensou inicialmente deu certo ou se precisa realizar alterações. Dessa maneira, você garante o sucesso do seu planejamento.

Com essas dicas, suas finanças pessoais e objetivos profissionais podem andar sempre juntos. Com um planejamento financeiro bem feito, você vai conseguir atingir seus objetivos profissionais e crescer na carreira com mais segurança e tranquilidade.

Crédito foto da capa – Relação entre objetivos profissionais e financeiros (Foto: Nattanan Kanchanaprat / Pixabay)

Saiba como alcançar o sucesso.

Saiba mais
Comentários