Liderança e trabalho em equipe: como ter uma relação produtiva e com comprometimento?
7 de novembro de 2019 3 minutos de leitura
Pode não ser tão simples manter a sinergia e um bom clima organizacional, alinhando a sua liderança ao trabalho de equipe. É necessária, além de criatividade e inovação, uma grande dose de empatia e equilíbrio emocional, além de conhecer bem a fundo cada componente do grupo.
Alguns conseguem equilibrar os temperamentos e peculiaridades, complementando a equipe como se fosse um quebra cabeças. Mas uma boa parte dos líderes não consegue equacionar os diferentes perfis existentes na equipe, o que gera conflitos não resolvidos, mágoas e desmotivação.
Como líder, você precisa apresentar resultados sem perder o valor humano que constrói o seu grupo. Números dependem de uma boa estratégia e trabalho em equipe, sem dúvidas. Se você precisa de ânimo e mais incentivo para desenvolver melhor essas competências, aqui estão passos práticos para alcançar o equilíbrio.
10 ideias para melhorar o seu trabalho em equipe
1. Desenvolva suas soft skills: você precisará ser autoconfiante, empático, transmitir credibilidade, colaborar com a equipe, ter coerência e motivação, além de se capacitar cada vez mais para criar um grupo colaborativo e pronto para os desafios.
2. Inspire e conheça a sua equipe: reconheça talentos, elogie, delegue tarefas e dê apoio, não se imponha pelo poder hierárquico, faça planos e estabeleça metas reais. Se você consegue ser organizado, flexível, ouvir e reconhecer os erros, transforma o trabalho em algo mais proveitoso. Esteja presente e atento a rotina e desdobramentos diários, sabendo dar feedbacks, sejam negativos ou positivos, de forma inteligente.
3. Invista em capacitação: ter um líder desinformado ou desatualizado deixa qualquer equipe desestabilizada e a liderança desacreditada. Participe de eventos e treinamentos constantemente, compartilhando com sua equipe o que tem aprendido.
4. Incentive: Agir sem exageros, de forma equilibrada, incentivando o trabalho em equipe. Uma boa ação é sugerir duplas ou grupos diferentes das habituais, assim que percebe que os elementos podem se complementar e gerar maior engajamento entre o grupo, criando uma atmosfera saudável e de colaboração contínua.
5. Pesquise: uma das formas de entender como está o clima organizacional, a dedicação e o empenho no grupo, é aplicar uma pesquisa que aponte o nível de satisfação e engajamento dos componentes da equipe. É importante se atentar ao fato de que algumas pessoas podem ficar receosas em respondê-la com sinceridade, portanto, seja claro e objetivo, optando por respostas anônimas e um processo bem planejado para toda a ação.
6. Seja firme e crie alternativas: algumas tomadas de decisão são imprescindíveis e complexas. Não dá para ser indeciso e inseguro. Liderados podem perceber um líder que age com medo e isso contamina toda a equipe. Seja criativo nas possíveis formas de definir um posicionamento e, se necessário, peça opiniões, consulte o grupo sem transparecer insegurança. Deixar a equipe opinar sobre um assunto importante traz a sensação de colaboração e deixa a equipe mais confortável em dar opiniões, sugestões e ideias.
7. Sempre tenha uma boa estratégia: tanto no planejamento quanto na execução de tarefas, a estratégia deve estar sempre presente, sendo clara e transmitida objetivamente, podendo ser compreendida e implementada no grupo de forma concisa e alinhada.
8. Use a tecnologia a seu favor: otimizar as tarefas e tenha o acompanhamento do grupo em suas ações e atividades com facilidade para otimizar o tempo de todos e evitar microgerenciamento. Tente também criar limites para a comunicação, evitando mensagens fora do horário de trabalho e incentivando o bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
9. Confie: conheça, treine, transfira as tarefas e ajude no crescimento de membros da equipe. Se delegar uma tarefa importante, seu papel é auxiliar, não assumir a responsabilidade de outra pessoa.
Para que você possa colocar em prática sua liderança e trabalho em equipe, invista sempre em ações coletivas e que podem ajudar o desenvolvimento de todos. Crie momentos de feedback periódicos e incentive o conhecimento compartilhado. Será sempre bastante agregador entender como cada pessoa enxerga aquele ponto e de que maneira você pode melhorar individualmente. Isso pode mudar a sua carreira e a de todos a sua volta!
Crédito foto da capa – Reunião de equipe (Foto: Fox / Pexels)