Como lidar com possíveis conflitos de geração no ambiente de trabalho?

Para que seja interessante e rico, o ambiente de trabalho precisa ser uma mistura de diversas culturas e gerações. Para que você, como líder, atinja seus objetivos, é necessário lidar com as diferenças e colocar as habilidades de todos à disposição da equipe da melhor maneira possível. Muitos líderes acham isso muito difícil por não saber como fazer isso funcionar de maneira inteligente.

Mas isso pode ser mais simples do que imagina. O importante é sempre lembrar da empatia e do respeito, independente do assunto. Cada grupo pode ter suas próprias preferências e expectativas quando se trata de concluir as responsabilidades do trabalho, por exemplo. Saber trabalhar com esse tipo de situação é parte do seu papel como líder.

Diferentes gerações e suas características básicas

Antes de começar, aqui estão algumas nomenclaturas mais conhecidas para pessoas nascidas em épocas recentes e que podem facilitar alguns entendimentos fundamentais.

  • Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) – As pessoas desta categoria foram conhecidas por priorizar mais o trabalho do que a vida pessoal, valorizando também a estabilidade em uma mesma empresa durante grande parte de sua carreira. Além disso, têm mais facilidades aos relacionamentos humanos do que à tecnologia, por acharem que é mais eficiente. Geralmente são otimistas e competitivos.
  • Geração X (1965 – 1980) – Diferentemente de seus antecessores, os X não são viciados em trabalho e não gostam de uma hierarquia tão rígida. Eles preferem ter um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional e geralmente gostam de ser independentes e flexíveis. Valorizam muito o reconhecimento profissional e são bastante comprometidos.
  • Millennials (1981 – 1995) – Esta geração acredita no uso da tecnologia para atingir seus objetivos, inclusive com comunicação, pensando que isso pode aumentar a eficiência das suas ações. Este grupo costuma ser ambicioso, flexível e ter um forte desejo de ser um empreendedor de sucesso.
  • Geração Z (1996 – 2010) – Também conhecido como os pós-millenials, esse grupo é nativamente digital e tem o desejo crescente de equilibrar vida pessoal e profissional de maneira sustentável, não se prendendo a um modelo pré determinado de sucesso. Mas também possuem um grande foco em remuneração e liberdade financeira.

Como lidar com diferentes gerações

Não existe uma abordagem única para gerenciar diferentes grupos etários no local de trabalho. As empresas podem precisar se adaptar à medida que sua força de trabalho muda, mas aqui estão algumas dicas importantes para que você possa ter um relacionamento mais saudável com toda a equipe.

Respeito precisa ser um valor bem estabelecido no local de trabalho

Um dos seus principais objetivos sempre deve ser fazer com que todos os seus colegas e liderados trabalhem em unidade. Isso só pode ser alcançado se houver um respeito bem estabelecido entre os membros.

Para isso, você precisa estabelecer o fato de que os membros jovens devem respeitar as gerações mais velhas e aprender também com sua experiência. Para as gerações mais velhas, é necessário fazê-las entender o fato de que as pessoas mais jovens fazem parte da equipe e também têm muito a oferecer e devem ser respeitadas por isso.

Faça com que eles amem o que fazem, dando-lhes um propósito comum

Independentemente de sua geração, membros de uma equipe trabalham melhor quando recebem uma missão significativa. Como líder que espera alcançar o melhor, você deve encontrar uma maneira de dar um senso de propósito a cada geração.

Por exemplo, as gerações mais velhas valorizam as realizações de certas metas individuais, enquanto as gerações mais jovens preferem a agilidade de projetos mais rápidos. Você pode trabalhar com isso e dar a eles maneiras para trabalhar melhor e coletivo.

Forneça um espaço para o compartilhamento de conhecimento

Os benefícios de ter um escritório de várias gerações vão além do que você pode imaginar. E você deve colocar esses pontos em evidência para obter um bom resultado. Uma das maneiras de conseguir isso é incentivar o compartilhamento de conhecimento. Com isso, você será capaz de promover o relacionamento deles e criar um ambiente de trabalho amigável.

As gerações mais jovens, por exemplo, podem ajudar as gerações mais velhas com seu conhecimento do mundo digital. Enquanto a geração mais velha pode tentar ajudar a melhorar o relacionamento humano dos mais jovens.

Evite estereótipos

Esse truque vital tem a ver com você, em particular como líder. Aqui, você precisa aprender como abordar cada trabalhador individualmente e não coletivamente. Isso ocorre porque cada indivíduo tem diferentes necessidades e ambições. Mesmo quando falamos em uma “geração”, existem pontos fora da curva e é sempre bom lembrar disso: não se esqueça de conhecer as pessoas um a um, com reuniões de feedback e alinhamento.

Reforce um objetivo comum

Além do que você faz, é preciso encontrar uma maneira de fazer com que todos os seus, independentemente de suas diferenças geracionais, cheguem a um objetivo comum. E esse caso deve ser o que levará sucesso do seu negócio ou projeto. Todos terão o desejo de trabalhar juntos para alcançar um objetivo comum e aprenderão com cada um dos pontos divergentes e convergente.

Cada geração cresce em um contexto diferente e, como resultado, pode ter diferentes expectativas de trabalho. Mas é seu papel como líder fazer com que isso seja mais harmonioso e sem problemas para a rotina corporativa. Já pensou em como é melhor lidar com diversidade do que com ideias sempre iguais?

Crédito foto da capa – Trabalhando juntos (Foto: The Coach Space / Pexels)

Saiba como alcançar o sucesso.

Saiba mais
Comentários