7 Maneiras de Melhorar Sua Motivação no Trabalho

Nos artigos “15 maneiras de melhorar a motivação no trabalho” e “Mais 10 Maneiras de Melhorar a Motivação no Ambiente do Trabalho“), compartilhei algumas sugestões para melhorar a motivação no trabalho de pessoas que trabalham com você. No artigo de hoje, o foco muda e vou abordar maneiras de melhorar a sua motivação no trabalho, afinal, sua motivação ou desmotivação profissional afeta diretamente sua qualidade de vida, para o bem ou para o mal.

Antes de começar, gostaria de enfatizar que escrevo isso pensando em como você, por si só e sem ajuda de superiores ou da empresa, pode buscar melhorar sua própria motivação. Nesse caminho, pode ser que pequenos ajustes já resolvam sua situação ou pode ser que a reflexão lhe leve a querer mudar de empresa ou mesmo de carreira. Não vou discutir nesse artigo essas ramificações, ok? Farei isso em outros artigos.

Muita coisa do que está aqui, tomei emprestado ou fui inspirado por um dos melhores coaches de executivos da atualidade chamado Marshall Goldsmith. Se gostar do que escrevo abaixo, sugiro que leia o último livro do Marshall: Triggers, e lá você pode encontrar mais detalhes de como tomar as rédeas de sua vida e se tornar o profissional que aspira. Gosto muito da visão do Marshall de como devemos nos responsabilizar e agir. Espero que também goste. Vamos lá.

Como melhorar sua motivação no trabalho

1. Entenda que você é responsável pela sua própria motivação

Existem dois tipos de pessoas, aquelas que acreditam que tudo o que acontece com elas é de sua própria responsabilidade e outras que acreditam que tudo é responsabilidade de coisas externas a ela, como o chefe, a empresa, o governo, etc. É provável que a realidade tenha um pouco de ambos, mas, se você que está lendo o que afirmo se identifica muito com a segunda visão, sugiro que pare de ler esse artigo agora, pois vai lhe ser de pouco valia continuar. Mais útil para você será ir para o café da empresa, se colocar no papel de vítima e ir reclamar da organização, do seu chefe, do RH, do tempo.

Trabalhar sua motivação é entender que faz isso para ter qualidade de vida e não tem coisa pior para sua saúde, seus relacionamentos e sua carreira que trabalhar desmotivado por muito tempo. Acredite, vivi isso na pele, mais de uma vez, e sei por experiência própria o quão doloroso é. Sair disso e reencontrar motivação depende de você e de suas próprias ações, embora muita gente boa possa lhe ajudar no caminho (falarei mais sobre eles em outros artigos).

A bola está com você. Chuta!

2. Identifique qual seu propósito de vida e propósito profissional

Estudos recentes mostram que pessoas que encontram significado no que fazem e possuem um senso de propósito são mais focadas, criativas e resilientes. Ou seja, o primeiro ponto é identificar o seu propósito de vida e seu propósito profissional.

Infelizmente, esse é um detalhe que, muitas vezes, as pessoas não param para pensar e que está diretamente relacionado à motivação no trabalho e à vontade de atingir cargos mais elevados dentro de uma organização. Você precisa saber exatamente no que acredita e o que gostaria de construir!

Com o seu propósito muito bem claro, é hora de avaliar se ele está alinhado com as suas atividades e a empresa onde você trabalha.

Pergunte-se: Qual o significado do que faço? Faz sentido para mim? Eu me orgulho do que eu faço? Tenho satisfação em falar sobre o que eu faço para meus pais ou filhos?

Depois, é hora de avaliar a organização: A atividade da empresa onde trabalho e a minha função dentro dela têm a ver com meus propósitos? Isso me aproxima ou distancia do que acredito? Entra em conflito com meus valores pessoais? Me ajuda ou atrapalha a alcançar meus propósitos?

Se as respostas forem positivas, ótimo! Porém, se forem negativas, você tem um problema estrutural de motivação pessoal em mãos e, possivelmente, só irá resolver com uma mudança mais radical, tipo sair da empresa ou mudar de carreira.

Sua motivação no trabalho 3 Alpinista olhando o pico

Alpinista olhando o pico (Foto: Joshua Earle / Unsplash)

3. Defina seus objetivos

Se suas metas e objetivos dentro da organização não estiverem claras e se você não souber o que seu superior e as pessoas esperam de você, é fácil saber o que fazer: descubra! Não jogue a culpa em seu superior ou na sua equipe. Vá atrás, alinhe as expectativas, defina as suas metas e objetivos ou torne-as mais claras.

Se você trabalha de forma autônoma, a sugestão é igualmente válida. Ter clareza de onde você deve chegar e o que alcançar é um grande motivador, pois torna palpável o seu desafio. E essa é minha sugestão!

4. Trabalhe para alcançar os objetivos que traçou

Uma vez definidos seus objetivos, começa a parte mais longa da história: trabalhar para alcançá-los. Essa é também a fase mais divertida!  Para saber o quão envolvido você está com as suas metas, faça a seguinte pergunta ao final do dia: “fiz o meu melhor hoje para alcançar meus objetivos?”. Anote as respostas e procure identificar se os dias em conseguiu mais avanços foram os mais energizantes e quando se sentiu mais motivado. Pode ter certeza que sim!

Trabalhei muitos anos na área de vendas e tinham duas coisas que deixavam os vendedores malucos: 1) o mês ir avançando e eles não saberem sua meta de vendas; 2) os dias irem passando e eles progredirem pouco para bater aquela meta. Um dia bem trabalhado era um dia com um ótimo pedido registrado. E a comemoração era um chopp ao final da tarde, depois, claro, de ver o pedido incluído no sistema!

Sua motivação no trabalho 5 Homen olhando paisagem

Homen olhando paisagem (Foto: Robert Collins / Unsplash)

5. Procure ser feliz no trabalho

Pode ser que não esteja se sentindo particularmente feliz no seu trabalho atual – e isso não é bom, obviamente! Mas deixar de tentar ser feliz é um problema ainda maior.

Esse sentimento pode se tornar uma infelicidade crônica ou prolongada, trazendo prejuízos ainda maiores e muito sérios. É bem provável que afete a sua saúde, o seu bem mais precioso, e pode levá-lo, inclusive, a uma depressão. Quanta gente boa você não conhece que está assim ou já passou por isso?

Se esta é a sua situação atual, busque, diariamente, pequenas ações que possam ajudá-lo a sentir-se feliz no trabalho. Pode ser negociar a mudança de área dentro da empresa; rever ou definir melhor as suas metas; pedir para trabalhar com um novo projeto; ou simplesmente mudar de mesa, de sala, de ambiente.

Se a situação persistir, é hora de pensar em mudar de empresa ou de carreira. As respostas para essas perguntas diárias é que vão te indicar os caminhos que deve percorrer para ser mais feliz no trabalho sempre.

Sua motivação no trabalho 7 Amigos curtindo

Amigos curtindo (Foto: Oleh Slobodeniuk / iStock)

6. Construa relações positivas

Você é cercado de gente no trabalho, certo? Eu também. Sabe quais foram os dias mais miseráveis que já vivi no trabalho? Foram os dias nos quais tive discussões ou brigas no ambiente de trabalho. Não importa quem fosse: pares, clientes, subordinados ou chefe. Aquele sentimento amargo ficava na boca e não saía, mesmo depois de chegar em casa.

Pois é, dá uma dor de cabeça danada construir relações ruins. Por outro lado, construir boas relações tem o efeito oposto e é muito estimulante. Você se sente bem, as coisas ficam mais fáceis, mais prazeirosas e pode até ser que você adquira novos amigos no processo.

Quanta gente boa não se tornou minha amiga pessoal e a relação começou justamente como colegas de trabalho? Isso sem falar nos vários casais de amigos que se conheceram no trabalho… É muito motivador construir relações boas e recomendo sem restrições.

7. Procure se envolver plenamente no que faz

Se você consegue praticar as outras seis dicas, essa última é a cereja do bolo! Ao se dedicar de corpo e alma com o que trabalha, sua motivação alcançará o pico máximo. Isso se dá pelo fato de você estar entregue com algo que te deixa tão feliz, realizado e motivado que, quando mais vive, mais aproveita o momento.

Não se envolver plenamente pode ser um sinal de que alguma, ou muitas coisas, não estão bem e, neste caso, a minha sugestão é que volte às dicas anteriores e encontre respostas por lá. Já passei por momentos onde isso era impossível para mim, isto é, dedicar-se de corpo e alma. E foi justamente ao me dar conta desta necessidade de motivação que percebi que precisava provocar mudanças no meu dia-a-dia.

Como disse antes, a bola está com você. A responsabilidade por estar motivado é sua! Mas, lembre-se: você não deve buscar isso para a empresa em que trabalha. Deve buscar para você mesmo e para aqueles que estão perto de você e te amam. Essa busca deve ser no dia-a-dia e você não deve se deixar paralisado pelo medo de mudar. Planeje, vá com calma e busque fazer algo que queira para se envolver de forma plena. Você viverá dias mais felizes, por estar certo!

Crédito foto da capa – Mulher concentrada (Foto: PeopleImages / iStock)

Saiba como alcançar o sucesso.

Saiba mais
Comentários

Os comentários estão desativados.