Planejamento de carreira: o que é e como começar

Se você quer impulsionar sua vida profissional, ter um planejamento de carreira em mãos é uma etapa essencial para conseguir alcançar seus objetivos. O seu bom desempenho e a excelência das suas ações podem ser otimizados caso você tenha um plano bem desenhado e os objetivos claros em mente.

Listar seus objetivos de curto, médio e longo prazo de maneira inteligente, você terá um caminho mais claro a ser seguido e o que precisa fazer para estar sempre alinhado ao que deseja e planeja. E assim se tornará também mais interessante para o mercado e forte nas suas competências essenciais. Começar a fazer o seu planejamento de carreira vai mudar sua perspectiva e será uma chance de pensar com calma no seu futuro e como cada passo é relevante.

A importância do planejamento de carreira

Sua carreira é um assunto muito sério e você precisa fazer com que isso seja uma prioridade na sua vida, tornando suas decisões mais claras e orientadas. Depois de encontrar seu propósito e desenvolver bem seu autoconhecimento, você poderá identificar melhor suas opções de carreira. E assim começa a pensar as experiências que gostaria de ter, pontos de partida e chegada para realizar o que mais espera e deseja.

Um bom plano de carreira vai além de uma lista, ela traz direcionamentos para formar melhor suas competências, desenvolver habilidades e aplicar seus valores. Seu planejamento sempre será individual e de acordo com suas preferências pessoais.

É relevante considerar fatores do mercado de trabalho, como demanda, área de atuação, riscos e qualificações necessárias para cada uma das suas etapas dentro do planejamento de carreira. Assim você também observa possíveis barreiras e facilitadores para o seu caminho. Seu plano é formado por escolhas, ampliando e reduzindo oportunidades de acordo com o que busca. O seu potencial pode ser infinito, mas seu planejamento precisa ser restrito para que seja possível executá-lo.

Por fim, criar planos de ação realistas serão pequenas etapas para formatar o compromisso para o seu objetivo maior. Se não se sente confortável ou preparado para fazer isso sozinho, encontrar um profissional especializado pode acelerar esse processo, atuando como uma base que estruturará seu pensamento e dará foco para suas decisões imediatas.

Crie um plano de ação para a sua carreira

Para ter um bom planejamento de carreira, pense sempre nas iniciativas que quer ou precisa tomar. Por isso, organize bem os seus planos de ação e mantenha o foco em algumas etapas:

1.    Defina o seu objetivo

Sua visão pode ser um bom primeiro passo. Você precisa saber de maneira sucinta o que você está buscando com esse plano. Pode ser conseguir um cargo específico, construir um posicionamento ou alcançar um marco financeiro, por exemplo. Esses pontos podem parecer vagos, mas o objetivo macro aqui é visualizar com clareza para que você está trabalhando, qual o seu prêmio ao fim da caminhada.

2.    Estabeleça metas

Agora é a hora de pensar como alcançar o seu objetivo. Esse é um bom momento de pensar no conceito de SMART, com metas específicas, mensuráveis, precisas, realistas, temporais (specific, measurable, attainable, relevant e time-based, em inglês). Assim você pode ter mais clareza quando realmente alcançá-las.  Você pode pensar, por exemplo, em “conseguir um aumento de 25% no meu faturamento em 12 meses”. Objetivo, claro e fácil de compreender.

3.    Planeje sua estratégia

Quais mudanças você pretende fazer para alcançar suas metas e objetivo final? Agora é a hora de direcionar os esforços para a ação, deixando claro o que você fará e como isso ajuda na visão final. Pode incluir, por exemplo, um novo método de produtividade, uma nova formação acadêmica, um plano de relacionamento com parceiros profissionais. Assim você tem uma maneira clara de vincular sua ação ao que quer conquistar.

4.   Organize suas táticas de execução

Ações específicas e que serão o caminho a ser tomado para colocar em prática o que está planejando. Agora você realmente tira do papel o que pensou anteriormente. Cada estratégia pede cerca de três táticas, para enfrentar os desafios por ângulos diferentes e superá-los com tranquilidade. Não se esqueça dos prazos e da importância de cada compromisso. Se melhorar a produtividade é uma das suas estratégias, pense em reduzir cada uma das reuniões em 5 minutos nos próximos 2 meses como uma tática.

Com um plano de ação curto em mãos, você consegue eliminar pequenos gaps de seu plano mais global e vai alcançando suas metas aos poucos, mantendo a motivação e tornando os resultados visíveis e palpáveis, mesmo que seu plano seja mais ousado e complexo.

Ter um planejamento de carreira é um dos passos essenciais para alcançar o sucesso profissional e conseguir um bom equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Sabendo o que você almeja, fica mais fácil organizar o seu tempo e sua tomada de decisão se torna mais qualificada. Como está o seu plano para a carreira?

Crédito foto da capa – Seguindo em frente no corredor (Foto: Graeme Worsfold
/ Unsplash)

Gostou do artigo?
Comentários