A busca por trabalho pode ser bastante frustrante, já que conseguir emprego não é uma tarefa tão simples quanto gostaríamos. Antes de receber a resposta positiva da contratação, você precisa analisar suas experiências passadas e traduzi-las em um bom currículo, desenvolver competências técnicas e comportamentais, analisar o mercado e várias outras etapas.
E para aumentar a taxa de sucesso dessa iniciativa, você precisa dedicar seu tempo e esforço para alguns esforços essenciais. Direcionar seu foco para uma nova posição não pode ser uma atividade corriqueira, você deve dar a devida atenção para sua carreira e como ela é conduzida. E alguns detalhes podem passar batido para muitas pessoas, não fazendo o processo ser tão bem sucedido.
Aplicar para vagas e enviar currículos é uma atividade cansativa e você otimizar esse processo. Se você não conhece bem a oportunidade que está pleiteando, como pode se sentir apto a ser efetivado? Candidatar para vagas que não estão no seu perfil torna menos provável (ou quase impossível) a sua contratação, por isso, você deve estar atento aos anúncios e examinar o que é solicitado.
Para aumentar as chances de resposta do seu envio de currículos e conseguir emprego, não deixe de:
Essa abordagem pode aumentar o tempo na sua rotina de aplicações, mas o potencial de diminuir a energia gasta em vagas que não serão bem sucedidas também é uma consequência. Se você tem a disciplina para buscar vagas e usar esse passo a passo durante o processo, também estará desenvolvendo o seu autoconhecimento profissional, ampliando sua percepção individual.
Ajustar o seu currículo para cada vaga mostra atenção ao processo, tornando o seu perfil mais atraente e mais próximo do que é exigido naquela oportunidade. Veja quais palavras são usadas no anúncio e adapte o seu CV. Muitas empresas usam sistemas de rastreamento para algumas triagens e isso vai ampliar suas chances de ser visto.
Quando você recebe o contato da organização para qual você se candidatou para agendar uma entrevista, existem mais detalhes para observar e agir em cima deles. O primeiro deles é ser você mesmo. Por mais que você tenha estudado a empresa ou já tenha passado em outros processos seletivos, não vá com respostas totalmente ensaiadas ou diga o que acredita que o entrevistador quer ouvir. A honestidade segue sendo um valor importante e se você pensa que enganando o empregador você terá mais chances de ser contratado, deve lembrar que o foco é em se manter na empresa, não apenas ser aprovado no simples processo seletivo.
As aparências não deveriam importar tanto, mas quando você conhece a empresa com profundidade, já que iniciou o processo assim, você pode mostrar uma maior facilidade de adaptação. Vestir-se adequadamente para o tipo de trabalho para o qual está se candidatando e ao estilo da empresa pode criar uma boa impressão. Ir de terno e gravata a uma startup ou com uma roupa mais despojada para um grande banco, por exemplo, podem estar bastante desalinhados com o seu trabalho.
Fazer perguntas durante a entrevista e compartilhar suas experiências e habilidades com clareza ajuda a transmitir suas habilidades comportamentais e o quanto você está interessado na contratação. Responda às perguntas com objetividade, mas lembrando sempre de trazer situações completas e informações relevantes. Sua qualificação também estará presente nessas ações.
Quem se prepara para conseguir emprego com dedicação já mostra que tem atenção aos detalhes e pode saber mais sobre a empresa. Lembre-se que o processo de contratação é duplo: não apenas a empresa escolhe o empregado, você também escolhe onde quer trabalhar. Quando a cultura da empresa está alinhada ao seu propósito e pode proporcionar uma boa oportunidade para sua carreira, você certamente destinará mais consideração desde o início do processo.
Crédito foto da capa – Entrevista de emprego (Foto: Amy Hirschi / Unsplash)