Carreira e maternidade: os desafios do mercado de trabalho

Conciliar carreira e maternidade não deveria ser algo tão desafiador quanto é, sendo tratado como uma relação de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A maternidade já é uma tarefa complexa, somando-a com emprego, cuidados pessoais, relacionamentos e desenvolvimento, é preciso ter calma para manter a mente direcionada para o caminho certo.

Porém, casos de demissão após licença maternidade e a dificuldade de contratação dessas mulheres são comuns no mercado. Uma pesquisa da FGV apontou que algumas políticas, como a extensão da licença e a ampliação de creches e pré-escolas podem ser eficientes para essa integração, porém não são garantias.

A família é parte essencial de uma vida gratificante, mas é necessário criar uma rotina para que a atenção seja corretamente dividida e os resultados sejam satisfatórios, com tempo de qualidade em ambas jornadas. Seja em casa ou no local de trabalho, a maternidade exige estratégias inteligentes para manter o propósito e conquistar objetivos satisfatórios.

A dificuldade do retorno ao mercado após a maternidade

Por escolha própria ou da empresa, quem fica fora da força de trabalho durante um período prolongado de tempo pode ter mais dificuldades ao voltar para os processos seletivos. Aproveitar esse tempo com a família é muito importante, mas é essencial se manter preparada para o próximo passo profissional.

Se o desejo é continuar na mesma área, mantenha-se em dia com as tendências do setor em que atua, leia sobre o mercado, continue em contato com sua rede e avalie se será necessário expandir suas competências para o retorno ao mercado de trabalho.

Aproveite para manter o seu currículo atualizado e networking ativo, conhecendo o que pode ser mais relevante no momento.

Uma nova mentalidade para o trabalho

Ter clareza sobre sua visão do trabalho pode ajudar muito, já que é a definição de suas metas e objetivos que levará ao seu sucesso profissional e pessoal. O equilíbrio entre sua vida pré-maternidade e a rotina atual pode exigir um novo mindset, reavaliando seu plano de carreira e planejamento profissional. Não há nada de errado em querer passar mais tempo com a família ou no desejo de retornar ao mercado – isso só não pode ser acompanhado por culpa.

Trabalhamos por diferentes razões e propósitos. Identifique os motivos pelos quais você se dedica a uma atividade profissional e tenha consciência deles nas suas decisões. Sua satisfação precisa estar contemplada para que o aspecto positivo de ser uma mãe que trabalha esteja sempre presente. Reforce as partes do trabalho que mais gosta, estabeleça limites para sua rotina e tenha noção do que significa sucesso profissional para você. Estar em uma função agradável facilita o seu dia a dia.

Dedicação é parte essencial do equilíbrio entre maternidade e carreira

Trabalhando em tempo integral, as horas passadas com os filhos são reduzidas, mas isso não significa que serão menos proveitosas. Por isso, é preciso definir prioridades e saber dividir bem a atenção. Quando estiver em casa, defina que esse é o seu “momento mãe”, aproveitando ao máximo a companhia da família. Dedique aquele tempo exclusivamente para suas questões pessoais, evitando dispersar a atenção com o trabalho. Isso certamente já acontece no seu ambiente de trabalho, em que seu foco é direcionado para tarefas profissionais.

Se você precisa de um tempo fora para um evento escolar ou para uma consulta médica, ser uma profissional que consegue alcançar objetivos e metas demonstra que essas horas serão recuperadas assim que possível – ou talvez já tenha se adiantado.

A autoconfiança precisa estar bem trabalhada para que possa entregar sempre o seu melhor e priorize valores e competências. Fazer acordos inteligentes e cumprir prazos não será algo deixado de lado, mas será cada vez mais presente em sua vida.

Muitas vezes, os empregadores podem ser tendenciosos contra mães durante a progressão de carreira, mas seus resultados e dedicação podem ser bons argumentos contra esse julgamento precipitado.

Mães enfrentam desafios diferentes do restante das pessoas, tanto por exigências internas quanto externas. Para que você seja um ótimo exemplo, aproveite bem a sua carreira e maternidade, usando também esse momento para refletir sobre o seu propósito, se a escolha profissional foi certa ou se deseja pensar em uma nova possibilidade. Ser uma pessoa confiante e dedicada é um ótimo exemplo para filhos e próximas gerações.

Crédito foto da capa – Mãe trabalhando em casa com os filhos (Foto: Alexander Dummer / Unsplash)

Gostou do artigo?
Comentários