Quando o assunto é férias, é comum encontrarmos três tipos de pessoas:
E aí? Em qual dessas três categorias você se enquadra? Dependendo da sua resposta, este artigo irá impactá-lo de forma diferente!
Independente de como você encara esse período de descanso, aprendi ao longo dos meus anos como executivo que tirar férias, de forma regular e com qualidade, é fundamental não apenas para seu equilíbrio e saúde na vida pessoal, mas para seu próprio sucesso profissional. Paradoxo? Não necessariamente.
É importante destacar que, para colher os benefícios, as férias precisam necessariamente de duas características básicas: precisam ser regulares e de qualidade. Para muitos profissionais, é difícil conseguir uma regularidade para períodos de férias e, pior ainda, desligar-se do trabalho. Resolvi escrever esse artigo exatamente para ajudar a todos os profissionais que se enquadram na segunda e terceira categorias!
Apresento abaixo brevemente os principais benefícios das férias. Também coloco, de forma simples e clara, o que fazer antes, durante e na volta das férias para conseguir sair numa boa, sem estresse e, desta forma, garantir que elas sejam realmente eficazes. Vamos lá?
– Reduz o estresse. Um período sem trabalhar permite que você se distancie das pressões e emoções difíceis do dia-a-dia, abrindo espaço para outras mais leves.
– Previne doenças coronárias. Com a redução do estresse, também diminui o risco de doenças coronárias.
– Melhora a qualidade do sono. Menos estresse e a quebra da rotina diária melhoram também a qualidade do sono e podem ajudar na prevenção da insônia.
– Aumenta a felicidade.
– Fortalece seus relacionamentos. Permite que você tenha tempo de qualidade com pessoas próximas, o que não é possível na correria do dia-a-dia.
– Melhora a vida sexual. Mais relaxado, leve, com mais tempo e, ainda por cima, com possíveis passeios românticos a dois…
– Melhora sua saúde. Com todos os benefícios acima, a sua saúde como um todo agradece!
Se as férias trazem tudo isso de bom para a sua vida pessoal, automaticamente, também têm um ótimo impacto na sua vida profissional.
– Aumenta sua produtividade. A ausência de descanso por um longo período faz com que sua produtividade seja corroída. Férias regulares ajudam a manter sua eficiência.
– Evita a exaustão. Levado ao extremo, a falta de descanso associada a níveis elevados de estresse no trabalho pode leva-lo à exaustão. Férias regulares ajudam a prevenir esse tipo de problema.
– Melhora a criatividade. Abrir a mente a novas possibilidades ajuda o cérebro a fazer novas associações. Não é incomum sair de férias e, no meio dela, ter ótimas ideias para seu trabalho ou projeto, mesmo que não tenha parado para pensar nele!
– Mantêm seu foco. Férias regulares ajudam você a relaxar e fazem com que seja mais fácil manter o foco no trabalho e nos seus projetos no período entre férias.
A pergunta que você pode estar se fazendo agora é: se dar um descanso do trabalho traz todos esses benefícios, como faço para conseguir sair sem estresse e curti-las com qualidade? Abaixo compartilho algumas ideias…
1. Escolha o período certo. Se quiser aumentar as chances de sair de férias sem culpa, com menos estresse e com mais chances de não ser interrompido, escolha uma época no qual o ritmo no trabalho seja menor e pessoas, clientes e chefes demandem menos de você.
Essa é provavelmente a dica mais importante de todas. Se for sair com seu cônjuge e/ou filhos, também deve levar em conta a época boa para eles.
2. Distribua as férias ao longo do ano. Se você estiver há muito tempo com uma demanda pesada (chegando a acumular anos sem férias por causa, por exemplo, da criação de um novo negócio) e não conseguir tirar duas ou três semanas consecutivas, não caia na tentação de não sair.
Quebre suas férias em períodos mais curtos e aumente a frequência ao longo do ano. Podem ser alguns períodos de uma semana. Às vezes, é mais fácil conciliar intervalos menores e, assim, garantir que você usufrua vários benefícios da mesma forma.
3. Planeje com antecedência. Com tempo, você consegue pacotes de viagens melhores e mais baratos, pode programar as atividades no trabalho com mais calma e o mais importante: tem mais tempo para montar e planejar o que vai fazer durante as férias.
Como diz meu pai, quando você começa a planejar, já está viajando – e essa pode ser uma das partes mais gostosas das férias! Além disso, já começa a aliviar o estresse do dia-a-dia, tirando sua cabeça do trabalho e levando para algo mais leve, similar a prática de um hobby.
4. Prepare sua saída do trabalho. Essa parte é fundamental para sair de férias em paz:
a. Peça ajuda para colegas te cobrirem nas férias;
b. Atualize todas as pessoas com o status mais recente dos processos e projetos que estão contigo;
c. Defina responsabilidades, delegue e informe a organização e clientes quem poderá ajudá-los na sua ausência;
d. Se for preciso se comunicar durante as férias, combine como será o contato com você. Defina a frequência que irá ler e-mails, em que situações o time pode te ligar etc;
e. Considere contratar mão de obra temporária caso a demanda seja elevada e a equipe precise de mais braços;
f. Garanta que fique tudo em ordem para sua saída;
5. Use a tecnologia a seu favor.
a. Prepare o telefone e e-mail com mensagem de férias e seja específico nela: quando sai, quando volta, se vai ou não checar e-mail, se vai deixar um telefone para emergência, quem fica responsável por tocar suas atividades durante sua ausência (com os contatos de todos) e, por fim, como será seu retorno e quando responderá os e-mails que chegarem nas férias;
b. Desligue as notificações automáticas e limite o acesso às contas relacionadas ao trabalho. O segredo aqui é deixar tudo no manual, isto é, você entra e checa o que quiser nos horários definidos, mas não fica à mercê e tentado pelas notificações automáticas;
c. Defina e-mail e número de celular das férias. Isso mesmo! Crie outros, temporariamente, e dê seu celular para aquelas pessoas que poderão contatá-lo em uma emergência profissional ou pessoal. O e-mail das férias ainda pode ser usado para receber mensagens redirecionadas por um filtro do seu e-mail do trabalho. Você pode definir que quer encaminhar as mensagens de determinadas pessoas (chefe ou clientes, por exemplo). Assim você só receberá o que for mais crítico.
Só, por favor, garanta que, se for responder, faça isso do e-mail do trabalho, ok? Caso contrário, o propósito do e-mail de férias se perde…
6. Não se sinta culpado por sair de férias. Com tudo planejado, definido e delegado, vá curtir suas férias numa boa e sem culpa. Se, por ventura, tiver de trabalhar neste período, faça de acordo com o que deixou definido e volte a se desligar assim que terminar. Você precisa, você merece, você pode!
1. Procure fazer o oposto do que faz no dia-a-dia. Visite lugares bonitos, calmos, vá numa aventura, pratique exercícios, conheça gente interessante, invista em você, curta tempo de qualidade com quem ama, faça algo extraordinário, relaxe… Procure aproveitar esse tempo para fazer coisas diferentes da rotina e veja como a qualidade do descanso melhora!
2. Não estruture de mais suas férias e esteja aberto ao inesperado. Planejar é bacana! Facilita sua vida e também permite reconhecer oportunidades únicas e interessantes que surgem no caminho. Só não faça uma longa lista de check list e siga rigorosamente tudo à risca. Se fizer isso, seus colegas de viajem vão querer sumir com você! Curta o que aparecer de bacana que não estava no planejamento e improvise com as adversidades.
3. Afaste-se das tarefas do cotidiano, foque em coisas novas ou que te tragam prazer. Você cozinha em casa todo santo dia para a família? Pois é, escolha passeios onde hotéis e restaurantes farão isso por você, ok?
4. Procure se desligar e limite o uso de tecnologia. Acredite, dar-se férias da tecnologia faz um bem danado. Uma vez quase cheguei ao extremo: deixei telefone celular e iPad em casa e fiz uma viagem sem eles. Quando precisava consultar algo, usava o da minha esposa emprestado. Foram férias à lá anos 80, quando eu tinha a mesma idade dos meus filhos! Foi incrível!
5. Se tiver de trabalhar nas férias:
a. Limite a quantidade, foque no que realmente é crítico e importante e cumpra o que combinou antes de sair;
b. Trabalhe em horários pré-estabelecidos e desligue-se entre eles;
c. Se acontecer uma crise, mergulhe nela, resolva e volte a se desligar;
d. Não fique reclamando do trabalho nas férias ou de ter de trabalhar nesses períodos. Ninguém que está de férias merece ter um chato do lado lembro-as de trabalho…
e. Anote boas ideias que surgirem, mas não perca tempo com elas agora. Anote e mergulhe nas suas ideias quando voltar!
6. Deixe algo especial para o final das férias. Uma memória especial bem no final, como um show especial, um jantar especial, um passeio especial, vão ficar na sua memória afetiva por muito tempo e trarão um gostinho doce de quero mais.
1. Tenha um plano para a reentrada: volte um ou dois dias antes para arrumar as coisas em casa e programe sua reposta de e-mail para dizer que vai responder as mensagens apenas nos dias seguintes a sua volta. Deixe sua agenda de trabalho livre no primeiro dia. Tudo isso vai permitir que você retome seu ritmo com calma e tranquilidade. Você vai precisar disso!
Quando eu não tinha filhos, e voltava ao trabalho direto do aeroporto, sem nem mesmo desarrumar as malas, o retorno era muito sofrido. Se fizer isso, pode estar certo que vai sentir angústia antes mesmo do final das férias. Se permita um tempo para colocar suas coisas em ordem, em casa e no trabalho, e veja como isso vai te fazer bem!
2. Conte e compartilhe suas histórias. Essa é a parte mais legal do pós-férias! Cada vez que contar e compartilhar com as pessoas como foram suas férias, as lembranças vão voltar, as boas emoções vão voltar e você vai reviver um pouco mais um período muito bacana e especial.
3. Comece a planejar as próximas férias. Isso mesmo! É para se planejar com antecedência, certo? Pois bem, qual o melhor momento de começar do que logo depois do retorno?
Bom Voyage!
Crédito foto da capa – Casal de férias (Foto: mihailomilovanovic / iStock)