Escolher um objetivo profissional não é uma tarefa fácil, especialmente se considerarmos a variedade de carreiras possíveis na atualidade. Profissões novas surgem, outras se tornam ultrapassadas. E trabalho não pode ser baseado simplesmente no desejo financeiro ou em uma sugestão familiar. Esse caminho para o sucesso (e essa concepção do que é ser bem sucedido) pode ser bem mais fácil se você tem consciência do que tem em mãos. Esse processo de autoconsciência pode mudar toda a sua trajetória e tornar suas escolhas mais inteligentes e efetivas.
Quando conhecemos nossas forças e fraquezas melhoramos a maneira como investimos em desenvolvimento pessoal e profissional. Essas informações ajudam a encontrar equilíbrio, conexão com o que realmente desejamos e um maior controle da nossa própria felicidade. É literalmente uma auto ajuda, você se apoiando e ajudando para desenvolver novas habilidades, competências e conquistar mais honestidade consigo mesmo nas ações.
E é só tendo muito autoconhecimento pessoal que conseguimos alcançar o melhor do universo profissional. Esse é um processo que leva tempo para ser alcançado e é por isso que você deve se dedicar a isso diariamente. Não será lendo apenas um livro ou post de blog que sua autoconsciência será completo, mas certamente será aperfeiçoado.
O aperfeiçoamento pessoal e profissional vem após esse aprendizado individual. Podemos passar grande parte das nossas vidas no piloto automático, sem entender o que fazemos de melhor ou o que nossas características podem trazer de benefício para a empresa em que trabalhamos ou criamos. E tudo isso passa pelo autoconhecimento.
Você pode começar essa jornada com alguns exercícios para analisar o que te faz único e como isso pode ser potencializado ou amenizado – ninguém é apenas mau ou bom, mas precisamos ter harmonia entre essas características!
Pare para pensar na sua história e o que o trouxe até esse momento. Faça anotações sobre os momentos marcantes, experiências e decisões boas e ruins, sentimentos e sensações que considera decisivos. Avalie como seu caminho foi feito, o quanto você o definiu e quanto foi definido para você.
Outro ponto essencial para essa jornada é entenda quem você é de verdade. Se o seu desejo é autoconhecimento, é preciso refletir sobre alguns conceitos que talvez não estejam tão claros assim.
Esses são apenas pontos de partida, mas são diferenciais para a sua caminhada. Você quer criar um plano que seja compatível com suas crenças e alcançar um futuro de acordo com o que sonha e coloca em prática.
Não importa o momento, à medida que desenvolvemos perspectivas diferentes para o que vivemos, precisamos agir de modo a alcançar novos espaços e maneiras de sentir que estamos no lugar certo. E essas novas ideias podem incluir mudanças na vida profissional. Ter uma mente aberta para o novo após esse processo de autoconhecimento ajuda muito a lidar com desafios e conseguir se preparar para diversas situações.
Seu futuro certamente será mais promissor se conseguir entender quem é, como se comunica, toma decisões, lida com erros, trabalha em grupo e consegue tornar a rotina mais proveitosa. Nem sempre é preciso fazer uma mudança de carreira brusca, talvez seja apenas necessário direcionar com mais atenção os esforços. Mas certamente os resultados serão mais ricos se você tem consciência de como tornar esse caminho mais seu. Não é uma questão de alterar o rumo da sua vida completamente, mas adaptar ao que você pode conquistar resultados mais interessantes e valorosos para si mesmo.
Como está o seu autoconhecimento? Invista seu tempo para responder essa pergunta com clareza e construa o seu caminho com mais solidez.
Crédito foto da capa – Paixão nos trouxe até aqui (Foto: Ian Schneider / Unsplash)