Trabalho em equipe: criando um ambiente colaborativo

Mais do que bons profissionais, equipes devem ser construídas por pessoas que sabem trabalhar em conjunto. Somar forçar, minimizar fraquezas e criar um ambiente rico é uma tarefa de todos, não apenas do líder. E como podemos tornar esse sistema ainda mais produtivo? Desenvolvendo melhor a competência de trabalho em equipe.

Não importa o seu nível hierárquico ou tempo de carreira, não saber lidar com um time e suas diversidades pode impedir o seu crescimento pessoal e profissional. Para alcançar o sucesso nessa área aqui estão algumas ideias práticas para que você passa implementar em sua rotina e incentivar que seus colegas façam o mesmo.

Construindo uma mentalidade de colaboração no trabalho

Para que as pessoas trabalhem em busca de um objetivo comum é necessário que essa seja a maneira de pensar de todos na equipe. O esforço será em vão se isso não se tornar algo compartilhado realmente. Incluir esse mindset na rotina do grupo pode ser feito com alguns passos. Avalie sempre a melhor maneira de introduzir cada um desses pontos no seu trabalho para que todo o processo seja colaborativo e não apenas imposto.

  • Incentivar a cultura do feedback é abrir o canal do diálogo para todos e trazer diferentes visões para o cotidiano. Reuniões periódicas de troca de ideias e percepções enriquece o ambiente e constrói um sentimento de confiança entre os envolvidos. E não se esqueça de colocar em prática o que está sendo abordado: as ações ponderadas serão o resultado visível dessa troca.
  • Respeito acima de tudo. Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que em equipes existem pessoas diferentes e que é necessário ter empatia para alcançar os melhores resultados. Se colocar no lugar do outro e evitar posturas desrespeitosas sempre deve ser a obrigação dos membros de um time.
  • Evitar reclamações desnecessárias e conversas depreciativas para construir um ambiente sempre positivo. Se você tem respeito e feedback aberto, os conflitos devem naturalmente ser minimizados. Para que todos possam colaborar, é essencial estar sempre com uma atitude compatível com esse desejo, criando também os momentos certos para a gestão de conflitos.

Mostrar entusiasmo pelo trabalho e como cada um é essencial para o bom andamento das demandas pode fazer toda a diferença para os seus resultados. Sendo líder ou par, você sempre deve estar animado para contribuir para o cenário global da empresa.

Como melhorar as habilidades de trabalho em equipe

Só é possível existir um ambiente perfeito para o trabalho em grupo se as pessoas estão preparadas para isso. E isso pode ser desenvolvido! O primeiro passo é encorajar o aprendizado constante. Quem quer trabalhar bem em equipe não pode achar que já sabe tudo, já que a diversidade traz novas visões e maneiras de agir. Tenha a cabeça aberta e mostre que isso é relevante para o crescimento de todos.

A postura inovadora também é necessária para esse tipo de relacionamento. É interessante que novas maneiras de resolver problemas e situações sejam sempre presentes no trabalho, além da busca por novos processos e conhecer boas práticas de outras áreas e empresas. Já pensou em fazer um benchmarking com pessoas que admira e são reconhecidas pelo bom trabalho? Tente entender o que é feito e como isso pode ser aplicado ao seu time.

E um ponto que não é necessariamente individual, mas que precisa ser sempre levado em conta, é a cultura da empresa. Esse ponto e o seu propósito precisam estar bem alinhados. Se você acredita no que está fazendo e sabe como isso vai ser rico para sua vida, é mais simples comprar a ideia de que o seu grupo é o melhor para aquele trabalho. Ter isso bem claro é fruto de muito autoconhecimento e também de um objetivo comum, aprovado quando concordou em trabalhar naquela empresa ou projeto.

Se seu time já está individualmente desenvolvido, mas você quer tornar o ambiente ainda mais colaborativo, pode implementar programas de reconhecimento, incentivar as atividades sociais de integração e ampliar os momentos de diálogo para criação de novas ideias. Ser um bom líder ou elemento do grupo sempre será um diferencial na sua carreira, já que isso demonstra também como você pode ser pessoalmente alguém mais presente e empático.

Crédito foto da capa – Ambiente colaborativo (Foto: You X Ventures / Unsplash)

Gostou do artigo?
Comentários