Todos querem receber o devido reconhecimento profissional, mas a a falta dessa valorização é uma das principais queixas dentro das empresas, o que pode trazer insatisfação e diminuição da produtividade.
Em qualquer profissão é possível encontrar alguém que se destaca no trabalho realizado. Se você pensar na sua empresa, com certeza alguns nomes se destacam na sua memória. Cada indivíduo terá uma característica que faz com que a pessoa seja um destaque na sua profissão, pode ser pela proatividade, flexibilidade, alcance de metas, criatividade, capacidade de negociação ou bom humor, por exemplo.
O reconhecimento profissional é justamente ser reconhecido, ser visto. Receber um feedback positivo, um elogio pelo trabalho bem feito, uma promoção. Certamente você conhece alguém que conseguiu crescer dentro de uma empresa ou recebe as melhores ofertas de trabalho como profissionais que se destacaram em sua posição.
O psicólogo americano Abraham Maslow (1908-1970) criou uma teoria chamada a Hierarquia das Necessidades, que ficou conhecida como Pirâmide de Maslow.
De acordo com essa ideia, existe uma hierarquia para a satisfação das necessidades humanas. São 5 os níveis: fisiológicas, segurança, social, estima e autorrealização. Quando um nível é atingido, passa-se para o próximo.
Observando e compreendendo a pirâmide, é possível perceber que o reconhecimento profissional está bem próximo ao topo. Quanto mais alto, maior o nível de satisfação e alegria. Isso mantêm a motivação, produtividade e proatividade dentro da empresa.
Ser reconhecido no trabalho não depende exclusivamente do profissional. A empresa precisa ter uma política de reconhecimento. Além disso, os valores devem estar alinhados entre corporação e equipe – por isso a importância de se ter também uma carreira com propósito. Considerando que seu local de trabalho oferece esses pontos, existem algumas iniciaticas que podem ser realizadas para atingir o desejado reconhecimento profissional.
Criar ou fazer parte de uma cultura de diálogo e feedback é um bom caminho. Dessa forma, você saberá quais os pontos podem melhorar e quais os pontos em que você está acertando.
Investir nesse processo é uma excelente maneira de alinhar os colaboradores da equipe com as suas expectativas, tornando mais fácil atingir as metas. O bom feedback inclui elogios e não apenas pontos a serem melhorados.
A comunicação é um ponto importantíssimo em qualquer relação, principalmente no trabalho. Ao perceber que seus liderados ou colegas de trabalho estão desanimados, converse com eles e tente entender o problema.
Além dessa atitude melhorar o ambiente de trabalho, mantendo um clima amigável, faz com que a pessoa se sinta valorizada, mostrando que suas necessidades importam.
Quando seu colega de trabalho ou membro do time fizer um bom trabalho, elogie. Você contribui para o crescimento profissional, estimulando a criatividade e motivação. Parabenize e agradeça pelas entregas dentro do prazo, soluções criativas que forem sugeridas, aumento da produtividade, entre outros pontos.
Um erro comum é achar que seus colegas ou funcionários fazem suas ações apenas por obrigação e não devem ser parabenizados por isso. Todo o trabalho bem feito merece reconhecimento.
Uma equipe alinhada e motivada é a melhor estratégia para atingir bons resultados. Valorizando seus funcionários e colegas de trabalho com atenção e honestidade, você pode demonstrar na prática como o reconhecimento profissional é um dos combustíveis para manter uma equipe motivada.
Crédito foto da capa – Dando os parabéns (Foto: Tero Vesalainen / Pixabay)