15 Maneiras de Melhorar a Motivação no Trabalho

Se o tema desse artigo chamou a sua atenção ou anda tirando o seu sono, é possível que você esteja se perguntando: “como eu consigo motivar as pessoas que trabalham comigo?”; ou ainda “como eu consigo melhorar a minha própria motivação no trabalho?”.

Essas perguntas aparecem por diferentes motivos e em diferentes fases da nossa carreira. Pode ser que você esteja passando por um período de desmotivação ou que precisa realizar algo importante e sabe que, para conseguir, necessita de uma equipe motivada.

Tanto faz o motivo! O que importa de verdade é que motivação no trabalho é algo que afeta diretamente a sua qualidade de vida e, sem ela, o dia-a-dia fica mais difícil e penoso – como talvez você esteja sentindo…

Já estive em teu lugar, e certamente voltarei a estar! Por isso, resolvi compartilhar contigo algumas sugestões para melhorar a motivação no trabalho. Abordarei este tema em três artigos separados: nesse primeiro, vou dar 15 dicas de como você pode motivar os seus colegas e a sua equipe, no segundo darei mais 10 dicas e, no terceiro, o foco é ajudar você a melhorar sua própria motivação, ok? Vamos lá.

Como melhorar a motivação no trabalho do seu time

1. Reduza ou elimine tudo que possa desmotivar as pessoas

Há alguns fatores que, se presentes no dia-a-dia, automaticamente desmotivam a equipe. São como uma fonte negativa que, constantemente, rouba energia do time. Embora a simples eliminação destes riscos não signifique que as pessoas ficarão motivadas, o primeiro passo é identificá-los e ajudar seu time a minimizar cada um deles.

Podemos citar como exemplos questões como salários defasados ou congelados; benefícios insuficientes – ou menores que empresas concorrentes -; ambiente de trabalho ruim; péssima relação com chefe e pares; políticas internas inadequadas; excesso de burocracia etc.

Lembro-me de uma vez quando contratei um excelente executivo. Ele havia ficado desempregado por um ano e estava muito feliz com a possibilidade de voltar a trabalhar. Rapidamente, ele superou as minhas expectativas e se mostrou muito mais capaz e preparado do que eu imaginava, abraçando mais responsabilidades. Porém, quando descobriu que ganhava menos que outros executivos da empresa, começou a ficar desanimado.

Conversávamos muito sobre isso, quase que semanalmente. Embora ele estivesse consciente de sua decisão de aceitar o emprego e de que não poderíamos ajustar a sua remuneração no curto prazo, ele só acalmou meses depois, quando realizamos a revisão anual de salários e conseguimos resolver aquela situação. Durante todo aquele tempo, essa diferença o incomodava, como uma pedra no sapato e, consequentemente, o privou de um melhor desempenho e de uma melhor qualidade de vida no trabalho.

2. Trate as pessoas de forma justa, honesta e com respeito

Esse ponto é fundamental ao lidar com um time formado por várias pessoas. Não existe nada mais nefasto para a relação da equipe do que um chefe que adota pesos e medidas diferentes para cada pessoa. O mesmo é válido para atitudes que faltem o respeito com algum colega ou ainda para aqueles chefes que criticam em excesso quando alguém erra, mas não parabenizam ninguém quando fazem algo importante.

Se o time sentir que você é justo nos elogios e críticas e que trata todos sem preconceitos, independente de hierarquia, sexo, raça ou condição social, você conquistará o respeito e a admiração de todos. Infelizmente, poucas pessoas agem assim de verdade e essa é uma grande chance para você se diferenciar!

Motivação no trabalho 3 Colegas conversando

Colegas conversando (Foto: Anna Vander Stel / Unsplash)

3. Demonstre real interesse por elas

Nada mais especial para um funcionário quando o chefe pergunta sobre questões que são importantes para ela, mas que não necessariamente estão relacionadas a sua performance no trabalho. Perguntar se a pessoa está bem, como foi o final de semana, a festa do filho ou se completou a prova de natação demonstra interesse no ser humano e não apenas no profissional contratado. O segredo aqui é que isso deve ser genuíno e real. Caso contrário, esqueça!

Certa vez, tive um diretor que, ao saber que esta preocupação era importante, pediu para sua secretária preparar uma lista com os aniversariantes da empresa. A partir daquele momento, todos os dias, ele descia no chão de fábrica – algo que nunca fazia -, dirigia-se a um dos departamentos e perguntava: “fulano de tal trabalha aqui?”. Após o funcionário aparecer, ele perguntava: “Você é fulano de tal?”. Com a resposta afirmativa, ele riscava o nome do funcionário na sua prancheta. Só então, olhava para a pessoa novamente e, de forma breve, desejava: “Feliz Aniversário!”. Horas depois, ao encontrar o mesmo funcionário no refeitório, ele não se dirigia a ele, nem se lembrava quem ele era… Não é disto que estamos falando!

4. Dê poder ao seu time

Essa talvez seja uma das dicas mais importantes e, ao mesmo tempo, difíceis de se colocar em prática. É para dar poder mesmo! Isto é, deixar na mão das pessoas ações que, se bem-feitas, todos irão lucrar e que, se malfeitas, vão causar prejuízo a todos.

Não tem nada mais prazeroso e estimulante que um integrante do time perceber que você delegou a ele uma grande responsabilidade e que, a partir de agora, você está à disposição para ajudá-lo e na torcida para que ele tenha um bom desempenho. Porém, ele também precisa saber que você não vai interferir ou ficar checando se e como ele está fazendo. Dar poder ao time é um ato de confiança e o resultado a longo prazo é mágico para a motivação no trabalho.

5. Envolva as pessoas nas decisões sobre o próprio trabalho

É muito diferente o engajamento de um funcionário quando ele recebe uma atribuição, e alguém lhe diz exatamente como ela deve executa-la, de uma situação na qual ele tem a possibilidade de definir quais atividades devem ser executadas e de que forma.

Claro que, em uma organização, há atividades que precisam ser feitas e que as pessoas não podem, a toda hora, decidir o que querem fazer ou de que forma. Por isso, o segredo aqui é fazer junto! Envolva as pessoas nas decisões, peça opinião e construa junto com elas. Desta forma, você verá que a motivação no trabalho do time será muito maior.

Motivação no trabalho 6 Clarificando objetivos

Clarificando objetivos (Foto: Cecilie Arcurs / iStock)

6. Compartilhe o cenário da empresa com seu time

Não saber como caminha a empresa onde se trabalha pode ser um fator muito negativo para a motivação da equipe. Se você for o CEO, diretor geral ou comandante da organização, terá o cenário completo e poderá posicionar os seus subordinados diretos sobre o futuro da organização. Se esse não é o seu caso, você também corre o risco de ficar muito tempo imerso nas atividades diárias e processos sem saber como “vão as coisas” como um todo.

Esta situação é válida para todas as pessoas do seu time. Assim, compartilhar com elas informações gerais sobre a empresa pode ajudá-las a entender melhor o cenário ao seu redor. Consequentemente, a equipe sente-se mais segura e consegue avaliar se estão todos no caminho certo. Da mesma forma, não informar, mesmo que periodicamente, o cenário geral da companhia pode causar insegurança e medo desnecessários.

7. Estabeleça metas e o que espera de cada um

É muito difícil uma pessoa se sentir motivada no trabalho quando não sabe o que se espera dela, nem o que deve alcançar. Por outro lado, quando você deixa claro a expectativa para cada membro do time, destacando quais objetivos e metas eles devem alcançar, fica muito mais fácil entender e avaliar a própria performance. Com metas pessoais claras, eles podem conversar com você, com outros colegas e, se acharem necessário, pedir ajuda. Superar metas pessoais é muito estimulante. E o primeiro passo nesse caminho é ter clareza sobre onde deve chegar.

Motivação no trabalho 8 Soldado em atenção

Soldado em atenção (Foto: Mtmcoins / iStock)

8. Faça com que as pessoas se sintam relevantes e melhore muito a motivação no trabalho

Certa vez, tive a oportunidade de presenciar o Comandante de uma escola de formação de Sargentos abordar um grupo de Soldados que estudam para se formar Cabos. Como a principal missão da escola era formar Sargentos, que são mais seniores que Cabos, em geral, essa turma era marginalizada entre os demais estudantes.

Durante mais de uma hora, vi o Comandante usar de sua vasta experiência para conversar com os Soldados. Ele tentava mostrar a importância dos Cabos para a Força Aérea e explicar que, sem eles, os aviões não conseguiriam voar. O resultado no moral da tropa foi incrível! Aqueles Soldados, que já estavam ali para avançar na carreira, passaram a se sentir ainda mais relevantes para a organização militar e motivados a cumprir sua missão.

9. Dê feedbacks de forma regular

De pouco adianta saber onde se deve chegar e ter metas claras se, ao longo do trajetória, você não sabe se está caminhando bem. Estou agindo certo ou não? Estou mais perto do objetivo ou não? O feedback regular, mesmo que simples e em pequenas doses, ajuda seu time a entender a própria performance, dá mais segurança a eles e ajuda a melhorar a motivação no trabalho.

Além disso, essas interações permitem que as pessoas fiquem mais perto de você e, consequentemente, discutam mais e peçam mais orientações. Não deixe para dar feedback apenas na avaliação formal anual. Se não der retornos frequentes, estará abrindo mão de um instrumento valioso para motivar as pessoas que trabalham com você.

10. Reconheça o trabalho bem feito

Não existe nada mais estimulante para um membro do time que receber um elogio e ser reconhecido publicamente por um trabalho bem feito. Embora seja algo esperado por elas, ao receber esse reconhecimento, as pessoas têm a certeza que estão fazendo tudo certo e trabalhando direito.

Por outro lado, quando elas se dedicam muito e ninguém reconhece suas conquistas, o resultado é devastador. Se você é desse tipo de pessoa, que não reconhece ou parabeniza as pessoas do time, não espere boas performances ao longo do tempo…

11. Elogie em público e corrija em particular

Outro erro crasso é criticar ou repreender membros do time em público. Nunca faça isso. O resultado não é ruim apenas para a motivação da pessoa em questão, mas para todos no time. Eles saberão que, se errarem, poderão ser os próximos a ficarem expostos.

Por outro lado, se as pessoas cometerem erros graves e você as chamar para conversar em particular, orientando-as em como melhorar, sentirão que você está ali para ajudá-las num momento infeliz. Além disso, vão se sentir muito agradecidas por você não ter exposto a situação em público. Atitudes como esta melhoram a motivação no trabalho e aumentam muito a lealdade da equipe com você.

Eu vivi isso na pele certa vez, quando de forma inadvertida, passei por cima do meu chefe e cancelei um prazo com outro diretor. A minha atitude impactou todo o cronograma de um projeto conjunto entre as duas áreas. Na ocasião, meu chefe me convidou para uma sala para conversarmos. Ele me disse que estava sempre disponível para mim e que uma decisão como aquela precisaria ser tomada com o envolvimento dele. Pediu para, da próxima vez, eu o procurar.

Fiquei muito agradecido por ele não ter me exposto. Depois, minha admiração por ele aumentou ainda mais quando eu soube que, ao ser pego de surpresa pela reclamação do outro diretor, agiu como se a decisão tivesse sido dele e eu apenas o mensageiro…

Motivação no trabalho 12 Happy hour

Happy hour (Foto: Vadimguzhva / iStock)

12. Ofereça pequenas recompensas e celebrações

Comemorar é bom demais e todo mundo gosta. Não precisa ser apenas aquelas comemorações formais, depois de um grande projeto bem feito ou o resultado de um ano inteiro. Embora grandes conquistas acontecem muito de vez em quando, as pequenas vitórias, quando lembradas, enfatizadas e comemoradas geram muita motivação no trabalho para as pessoas do seu time.

Um tapinha nas costas, um café para dar os parabéns, um happy hour para comemorar um aniversário. Aproveite cada oportunidade para reforçar conquistas e incentivar o bom trabalho do time. O segredo aqui é celebrar pequenas vitórias de forma constante. Essas recompensas geram no time um gostinho de quero mais e os estimulam a continuar se dedicando bastante.

13. Crie oportunidades interessantes para as pessoas e as ajude a avançar na carreira

Essa é uma das dicas mais poderosas, não só para motivar as pessoas, mas para motivá-las a trabalhar com você. Sabe aquele gerente ou diretor que costuma dizer “eu não seguro ninguém do meu time caso uma oportunidade boa surja”? Pois é, isso é pouco.

As pessoas são muito motivadas para crescer na carreira e, se elas perceberem que você trabalha para ajudá-las neste sentido, será sempre reconhecido por isso. Com o tempo, todos ficam sabendo sobre a sua postura e você terá uma fila de bons profissionais querendo trabalhar ao teu lado. E o melhor: as pessoas que passaram pelo seu time sentirão gratidão e estarão sempre motivadas a continuar te ajudando.

Motivação no trabalho 14 Aprendendo coisas novas

Aprendendo coisas novas (Foto: Štefan Štefančík / Unsplash)

14. Faça com que as pessoas aprendam coisas novas no trabalho

O efeito dessa dica é similar à anterior: ao aprender coisas novas, as pessoas sentem-se mais capacitadas profissionalmente, melhor preparadas e mais perto de avançar na carreira. Mesmo que outras coisas estejam ausentes no trabalho, o simples fato de aprender algo novo gera crescimento pessoal e profissional e isso, por si só, é um grande motivador.

Quantas vezes você já notou um colega desmotivado e perguntou a ele no café o porquê disso e escutou o comentário de que sente que “está estagnado”, que “não aprende algo novo”. Pois é disso que estou falando. Seja reconhecido como alguém que estimula e facilita as pessoas a aprender e pode estar certo que vai ter muita gente boa motivada a vir trabalhar com você.

15. Incentive as pessoas a cuidarem delas mesmas

Para melhorar a motivação e o desempenho dos funcionários, várias empresas criam programas de bem-estar, como participação em academias, lanches nutritivos no trabalho, horário para pausa etc.

O problema é que, nem sempre, a cultura da empresa permite que as pessoas se cuidem de verdade e os benefícios imaginados não acontecem. Sua missão aqui é simples: faça com que a microcultura do seu time permita que as pessoas cuidem de si mesmas.

Uma vez assumi um time que estava exausto e disse, logo de cara, que iria ensiná-los a trabalhar bem, ter uma boa performance e sair no horário. No início, embora aquele fosse o sonho de todos, eles me receberam com incredulidade. Comecei a implementar uma nova forma de trabalhar, priorizando atividades, empoderando as pessoas e dando suporte nas negociações de prazos com as outras áreas. Como resultado, o que disse que iria acontecer, de fato, aconteceu.

Em pouco tempo, o time virou modelo de trabalho e alvo de inveja na empresa. Lembro, como se fosse hoje, a cara de alegria e orgulho que nós seis sentimos quando, um belo dia, saímos para almoçar e não voltamos mais. Após o almoço, cada um foi fazer o que queria da vida! Estávamos com toda a entrega da área concluída!

Crédito foto da capa – Menino tomando sorvete (Foto: Jared Sluyter / Unsplash)

Saiba como alcançar o sucesso.

Saiba mais
Comentários