Mais 10 Maneiras de Melhorar a Motivação no Ambiente do Trabalho

Há um tempo, comecei a escrever um artigo com dicas para melhorar a motivação no ambiente do trabalho das pessoas que fazem parte da sua equipe. Ao todo, selecionei 25 sugestões. Como acredito que nenhuma delas deve ficar de fora, decidi dividir o tema em dois textos. No primeiro, destaquei 15 dicas e, agora, trago mais 10 ideias para deixar o dia a dia mais agradável.

Mas, se o que você procura são formas de melhorar sua própria motivação no trabalho, confirma esse outro artigo aqui. Nele, falo exatamente sobre isso.

Como melhorar a motivação no ambiente do trabalho de seus colegas e equipe

1. Seja uma pessoa respeitável, honesta e transparente

Quando as pessoas percebem que você não possui agendas ocultas, que age de forma transparente e que faz o que fala, elas sentem mais motivação no trabalho e orgulho em fazer parte do seu time. Sabe por que isso acontece? Por que elas se sentem mais seguras, sabem que possuem um chefe que não vai enganar ou manipular e que irá compartilhar informações boas e ruins.

É muito bom sentir que você trabalha para alguém honesto, em quem pode confiar e contar de verdade. Isso deixa as pessoas muito mais à vontade, tranquilas e, consequentemente, mais produtivas. Porém, essa postura tem de ser real, genuína. Por estar certo que o seu time irá julgá-lo com base nas suas ações. Ou seja, palavras aqui não são de muita valia se você não agir da mesma forma.

2. Ajude seu time a entender o propósito do que fazem

É muito mais estimulante realizar uma tarefa, uma função ou trabalhar em um projeto quando as pessoas entendem o propósito do que fazem e impacto de sua atividade na organização.

Isso dá um senso de conexão, de importância, de responsabilidade e, ao mesmo tempo, ajuda as pessoas a entenderem se seu propósito de vida tem a ver com o que estão fazendo. Quando isso tudo combina, o resultado é um time mais engajado, conectado e motivado.

Motivação no ambiente de trabalho 3 Feedback positivo

Feedback positivo (Foto: Racorn / 123RF)

3. Reforce comportamentos positivos

Há pessoas que só dão feedbacks para seus subordinados quando algo de ruim acontece. Para este tipo de chefe, feedback positivo é um momento raro e, quando aparece, é apenas para destacar algo negativo na sequência.

Se você também age assim, só tenho uma sugestão: pare de perder tempo e aproveite toda e qualquer oportunidade que tiver para reforçar comportamentos positivos da sua equipe.

Você verá que o efeito é eletrizante! As pessoas vão entender, com muita clareza, quais são as atitudes corretas, o que fazem bem e o que agrada mais. Estes feedbacks são um estímulo para que continuem assim e, consequentemente, recebam mais reforços positivos do chefe.

4. Divirta-se com seu time

Diversão ajuda a equipe a manter a performance alta por mais tempo. Pegue como exemplo o Cirque du Soleil. Quem já foi assistir a um espetáculo deve ter notado que, durante os atos de muita precisão e dificuldade, há uma grande tensão e o público fica angustiado. É nessa hora que a trupe entra com algo divertido, faz todos rirem e… pronto!! Já estamos preparados para mais um ato!!

Quando assisto a estes shows, sempre me pergunto quanto tempo aguentaríamos sem essas quebras para rir e descontrair. No trabalho, a tensão por entregar resultados tem o mesmo efeito em você e em seu time. Fazer pausas e introduzir diversão ajuda a relaxar, aliviar o stress e manter a motivação no ambiente do trabalho.

5. Coloque as pessoas em funções e atividades que demandem o que elas têm de melhor

Crie o hábito de se perguntar quem do seu time é mais preparado e capaz para exercer determinada atividade ou função e, sempre que possível, dê a ela essa responsabilidade. Quando uma pessoa usa suas melhores qualidades, ela se sente melhor, mais feliz, motivada e tem uma performance mais elevada.

Aliás, poder usar seus pontos fortes com frequência no trabalho é sinônimo de qualidade de vida profissional. Isso não acontece o tempo todo, mas, se você conseguir fazer com que seu time seja exigido a maior parte do tempo no que tem de melhor, você estará no caminho certo para criar e gerir uma equipe de alta performance.

6. Estimule a “performance” ao invés da “presença”

Certa vez, no café de uma organização onde eu trabalhava, uma colega aproveitou a pausa e veio desabafar, dizendo que estava com raiva de seu gerente e se sentindo muito desmotivada.

Perguntei o porquê e ela me contou que, na noite anterior, havia ficado até tarde na empresa para terminar um relatório muito importante. Ela queria que o documento ficasse impecável e dedicou muitas horas após o seu horário para concluí-lo com a qualidade desejada. No dia seguinte, chegou um pouco atrasada na empresa e, ao estar perto da sua mesa, recebeu uma bronca em público de seu gerente. Ele disse que aquilo era uma falta respeito e demostrava falta de comprometimento com a empresa.

Pois é! Cobre presença das pessoas se quiser um time desmotivado e resultados medíocres. Dê autonomia e cobre performance e terá o resultado oposto, garantido!

Motivação no ambiente de trabalho 7 Portão fechado

Portão fechado (Foto: Jose Fontano / Unsplash)

7. Ajude as pessoas a provarem que os outros estavam errados sobre elas

Essa é uma dica que estimula muita gente a buscar uma performance acima do normal. Acontece quando um colega ou subordinado vem desabafar e conta que determinada área ou pessoa acha que ela não é capaz de fazer alguma atividade. Também acontece quando alguém da equipe acredita que tem sido vítima de preconceito.

Minha sugestão nesses casos é: coloque-se ao lado dela e a estimule a provar que os outros estão errados. Diga que vai dar todo apoio para isso acontecer e veja o resultado na motivação.

Certa vez, quando tentei aprovar o lançamento de um produto em uma reunião de comitê de inovações, passei por uma situação idêntica. Na ocasião, tanto o vice-presidente de marketing como o de vendas disseram não ao meu projeto e, figurativamente falando, fecharam o portão na minha cara. Fiquei muito chateado, afinal realmente achava que eu tinha razão.

Percebendo a minha decepção, minha diretora e chefe me estimulou a usar uma nova abordagem para provar que ambos estavam errados. Nas duas semanas seguintes, não medi esforços para atingir este objetivo. Ainda me lembro da fisionomia do vice-presidente de vendas quando, após meia hora de discussão acalorada entre nós dois, ele parou e disse: “Que saber? Sua linha de raciocínio é tão impecável que deveríamos aprovar o projeto nem que seja para te dar os parabéns pela forma como está agindo”.

Ele saiu da sua mesa, procurou o vice-presidente de marketing e, usando meus argumentos, convenceu-o a aprovar o projeto – que aliás foi um grande sucesso! Eu juro que não me recordo do bônus que recebi naquele ano, nem de como fui avaliado formalmente. Porém, até hoje, ao lembrar que provei que ambos estavam errados e eu certo, ainda tenho aquele sentimento de grande realização. Abri a portão na marra!

8. Estimule o trabalho em equipe

Dificilmente conseguimos fazer algo relevante dentro da organização trabalhando sozinhos. Em geral, precisamos da ajuda e cooperação de outras pessoas e, como você deve saber, nem sempre isso é possível. Quando estimulamos o trabalho em equipe, estamos reforçando a capacidade do time de se ajudar, cooperar e se fortalecer.

Isso gera muita motivação no dia-a-dia do trabalho. Ao saberem que podem contar com o auxílio dos colegas sempre que precisarem, as pessoas vão se sentir seguras e pertencentes a um time. E, quando um colega pedir ajuda e elas puderem auxiliá-lo, a satisfação será ainda maior!

Motivação no ambiente de trabalho 9 Segurando o gancho

Segurando o gancho (Foto: Joseph Pearson / Unsplash)

9. Proporcione uma sensação de segurança para seu time

É muito complicado se sentir motivado quando se está inseguro. Uma vez, após liderar uma startup por um ano, precisei comunicar ao time que eu não tinha mais como garantir que o negócio daria certo. Consequentemente, todos poderiam perder os empregos em breve. Sugeri que, se alguém estivesse com alguma situação financeira mais delicada, poderia procurar outro emprego e que eu apoiaria a decisão.

Naquela ocasião, perguntei como eles gostariam que eu agisse dali para frente e me surpreendi com a resposta. Todos disseram que queriam continuar na empresa, mas me pediram apenas uma coisa: que eu fosse 100% honesto e sincero com eles sobre as chances de o negócio continuar ou não. Eu retruquei dizendo que isso era possível, mas não seria fácil para mim ou para eles. Todos concordamos e assim procedemos.

Um ano depois, a startup deu certo e todos permanecemos juntos. Olhando hoje, acho que, mesmo naquele momento inseguro, o sentimento de estar bem-informado foi crucial. Essa cumplicidade fez com que criássemos um espaço de segurança, o que foi fundamental para nossa motivação e para conseguirmos sobreviver àquele ano.

10. Defenda seu time

Essa última sugestão reforça a anterior, pois também gera segurança aos membros do time. Mesmo que tenha de lavar roupa suja a portas fechadas, defenda seus membros quando interagir com outras áreas. Isso aumenta muito a confiança entre eles e com você.

Para exemplificar, vou contar uma história que ilustra bem o que acontece quando agimos de forma oposta.

Certa vez, presenciei uma reunião muito tensa de diretoria a respeito de resultados. Uma das áreas havia apresentado um desempenho medíocre. Diante dos números, a diretoria questionou duramente e pressionou a diretora da área para saber de quem era a culpa por aquele resultado tão ruim.

Após um momento de angústia, ela se virou para seus cinco gerentes, também presentes na reunião, apontou o dedo e disse: “é deles!”. Acho que você pode imaginar o que aconteceu com os cinco, certo? Pois é, a motivação de trabalhar com aquela diretora foi embora e, em poucos meses, ninguém mais estava naquela equipe – inclusive a diretora, que também foi demitida.

Crédito foto da capa – Menino prestes a voar (Foto: Yarruta / 123RF)

Gostou do artigo?
Comentários