Vivendo de Propósito

Possuir um propósito de vida, ter consciência dele e atuar no dia-a-dia para que suas ações estejam em sintonia com o mesmo pode fazer toda a diferença na qualidade da sua vida, do seu trabalho e na relação entre os dois. Mais do que isso, acredito que a definição de sucesso pessoal e profissional esteja diretamente relacionada a quanto tempo da sua vida consegue viver assim. Se durante a maior parte do tempo você age de acordo com seu propósito, mais bem-sucedido você será. Quando menos, mais vazio e fracassado você se sentirá.

Como veremos a seguir, a implicação deste contexto na sua vida profissional é direta. Não é por acaso que, cada vez mais, você verá gente boa trocando a oportunidade de trabalhar em grandes organizações pelo empreendedorismo puro e simples, seja logo no início ou ao longo da carreira.

O motivo? Ter uma vida mais sintonizada com seu próprio propósito. Também não é incomum encontrar pessoas que, após se aposentarem, passam a se dedicar a uma atividade profissional muito mais conectada com seu propósito de vida do que a carreira anterior. Quase que um resgate!

Nesse artigo, abordo esse que é um dos temas mais especiais para mim. No próximo texto, “Como tomar consciência do seu propósito de vida”, darei algumas dicas do que você pode fazer para começar a descobrir e definir seu propósito na vida. Já sofri muito na carreira por abrir mão de escutar meu coração e seguir por caminhos que não me aproximam de meu propósito. Nessas ocasiões, o sentimento de vazio era grande. Eu vivia angustiado e as coisas davam certo apenas de forma parcial.

proposito 1 rapaz se olhando no espelho

Rapaz se olhando no espelho (Foto: Lighthousebay / iStock )

Lembro-me, como se fosse ontem, de uma cena que aconteceu há muito tempo, no banheiro de um hipermercado. Na época, eu era gerente de vendas para uma multinacional de bens de consumo e era responsável por negociar os acordos nacionais com o maior varejista do país, outra multinacional.

No meio de uma dessas negociações, eu fui ao banheiro da loja e, enquanto lavava a mão, olhei no espelho e pensei: “a diferença que consigo fazer agora é definir se minha empresa ou o cliente terão R$ 1 milhão de lucro a mais ou a menos”. Um jogo de perde-ganha.

Após me dar conta deste cenário, senti um grande vazio e pensei: “do que vale isso para minha vida?” “Não vale nada”, foi o que me veio à cabeça. Minha subsequente reflexão sobre aquele momento foi o que me levou a promover minha primeira mudança significativa na carreira.

Sendo assim, se estiver sentindo aquele mesmo vazio que eu senti, ou mesmo se ainda não tiver passado por situações como esta, espero que o artigo de hoje possa abrir a sua cabeça e, quem sabe, trazer ideias para levar uma vida mais plena e com mais propósito.

Propósito e suas dimensões

Segundo Patrick E. McKnight e Todd B. Kashan, da Universidade George Mason, no seu estudo sobre propósito de vida, “Propósito é um processo cognitivo que define objetivos de vida e proporciona significado pessoal. Ele estimula e organiza metas, gerencia comportamentos e direciona decisões diárias, orientando o uso de recursos pessoais finitos. Viver de acordo com seu propósito lhe oferece a uma fonte autossustentável de significado”.

Segundo os mesmos autores, propósito não é uma condição binária, onde uma pessoa pode ou não o possuir. Ao contrário, ele possui três dimensões: escopo, força e consciência.

Escopo tem a ver com o quão onipresente o propósito é na vida da pessoa. Quanto maior o escopo, mais influência ele terá nos seus comportamentos em vários contextos distintos do seu dia-a-dia.

Força pode ser medida em função da tendência que aquele propósito tem de influenciar pensamentos, emoções e ações dentro dos limites do seu escopo. Quanto mais forte, mais influência terá.

Consciência reflete o quanto a pessoa é consciente e consegue articular seu propósito. Uma pessoa está ciente de seu propósito na medida em que o mesmo está disponível e saliente para ela.

Quanto mais abrangente o escopo, mais forte e mais claro for um propósito para você, mais determinante ele será na sua vida. Ignorar isso ao tomar decisões pessoais ou profissionais é o que gera aquele sentimento de vazio. Por outro lado, utilizar esse conhecimento e fazer com que seu propósito seja como uma bússola, que indica o caminho para os pensamentos e as ações que deve tomar no dia-a-dia, pode muito bem ser o segredo para ter sucesso tanto na vida pessoal como profissional.

proposito 2 bussola

Bússola (Foto: / iStock)

Vantagens de viver com mais propósito

1. Menores níveis de estresse e maior satisfação com a vida

Quando mais suas ações no dia-a-dia estiverem em harmonia com seu propósito, menos dolorida será sua vida e mais realizado você vai se sentir.

2. Maior flexibilidade psicológica

Se você estiver perseguindo seu propósito, mais resiliente e preparado emocionalmente você estará para enfrentar as dificuldades e surpresas que a vida lhe apresentar.

3. Consistência de comportamentos

Se você viver uma vida com propósito, seus comportamentos e decisões serão consistentes com ele, influenciando inclusive suas escolhas vocacionais.

4. Maior eficiência na utilização de recursos pessoais

A busca pelo propósito o leva a uma vida mais produtiva nos aspectos cognitivos, comportamentais e psicológicos. Isso faz com que você supere com menor dificuldade momentos difíceis e traumáticos.

5. Maior proatividade em cuidar de sua saúde e se envolver em atividades mais saudáveis

Uma vida com mais propósito lhe estimula a querer cuidar bem de você mesmo para poder aproveitá-la ainda mais.

6. Maior saúde física e mental

Ao se cuidar melhor, sentir menos estresse e se recuperar mais rápido de eventos traumáticos, você reduz o risco de doenças, melhora seu sono e passa a viver uma vida muito mais saudável.

7. Uma vida mais longa e de melhor qualidade

Todos esses fatores contribuem para uma vida mais longa e de melhor qualidade. Há, inclusive, estudos que identificam o importante papel que o propósito de vida tem na manutenção da capacidade física entre adultos idosos. Dois fatores avaliados são o aperto de mão e o ritmo de caminhada. Um desses levantamentos mostrou que as pessoas que relataram viver com mais propósito tiveram uma redução de 13% no risco de desenvolver um aperto de mão mais fraco e de 14% no risco de caminhar mais lento.

proposito 3 trekking entre amigas

Trekking entre amigas (Foto: Swissmediavision / iStock)

Por fim, tente se lembrar das pessoas que conhece que vivem seu dia-a-dia agindo e tomando decisões com base no seu propósito de vida. Como elas são? Mais ou menos felizes? Mais ou menos realizadas? Têm mais ou menos saúde? Estão em paz ou em conflito?

Se assim como eu no banheiro do hipermercado, você chegar a conclusão que suas escolhas profissionais, ou pessoais, não têm nada a ver com seu propósito de vida, está mais do que na hora de fazer uma reflexão profunda e avaliar se poderia viver uma outra vida mais feliz, de maior bem-estar e com mais saúde.

Coragem para fazer essa mudança é o que você vai precisar. De coração, posso te dizer que vale a pena. Vai em frente, o que você tem a perder?

Crédito foto da capa – Surfista (Foto: AleksandarNakic / iStock)

Gostou do artigo?
Comentários