Líder coach: o que é e sua importância para a equipe

Um relacionamento baseado em confiança e desenvolvimento contínuo são os principais diferenciais do líder coach. Esses elementos podem parecer comuns a todos os estilos de liderança, mas não são. É necessário que o gestor esteja preparado para aplicar ferramentas de coaching em cada um de seus liderados e compreenda quais os melhores momentos para isso.

Suas qualidades de relacionamento interpessoal e comunicação são bem desenvolvidas e conseguem tornar esse profissional diferenciado, focado principalmente na construção de uma equipe mais forte, mais disponível para desafios e em maneiras de alcançar resultados concretos. Esse profissional não precisa necessariamente ter a formação completa em coaching, mas é bem interessante que conheça e saiba aplicar alguns pontos da metodologia, como estruturas de diálogos, organização de metas e compreensão de como direcionar o desenvolvimento individual.

As vantagens do líder coach

O bom líder coach precisa ter algumas competências comportamentais bem desenvolvidas, como:

  • Capacidade de inspirar seu time,
  • Autoconfiança,
  • Flexibilidade e resiliência,
  • Facilidade de aprendizado e de passar o conhecimento adiante,
  • Liderar pelo exemplo.

Essas características, unidas a um bom equilíbrio emocional e o desejo de construir um time forte fazem com que esse profissional se torne relevante para sua equipe. Seu papel vai além de fazer com que elas alcancem bons resultados. O bom uso da comunicação apoia todo o trabalho e traz a vantagem de entender como diferentes personalidades ouvem, agem e respondem aos estímulos e situações. Líderes com habilidades comunicativas ajudam a construir narrativas coesas e fortes para o trabalho.

As  estratégias utilizadas são muito importantes para conseguir incluir novas maneiras de pensar, perguntas diferentes e análises interessantes para a equipe. Essas técnicas aprendidas apoiam a solução de problemas, a tomada de decisão e podem motivar, inspirar e melhorar a dinâmica dentro da empresa e em toda a carreira dos profissionais.

Com seu posicionamento empreendedor e criativo, o bom líder coach tem a capacidade de ensinar e acompanhar o desempenho de seu grupo, percebendo o que de melhor cada um pode oferecer. Usando ferramentas como o feedback, de maneira periódica e realista, ele pode conseguir extrair informações relevantes e trabalhar os pontos fortes e fracos de todos.

A capacidade de conciliação e negociação está presente também no desenvolvimento coletivo, mostrando que, mesmo usando ferramentas individuais do coaching, o líder coach espera benefícios para todo o grupo.  Aproveitando suas experiências passadas, é possível fortalecer habilidades e relacionamentos, mantendo o equilíbrio necessário para alcançar resultados. Com seu autoconhecimento bem desenvolvido, ele consegue se gerenciar suas competências e emoções, trabalhando melhor esses pontos também em seus pares e liderados.

Líder que pensa no futuro

Em um primeiro momento, pensando apenas em resultados de curto prazo, esse pode não ser o estilo mais interessante para algumas empresas – talvez seja necessário trabalhar melhor as questões imediatas, com até mesmo uma abordagem menos aberta ao diálogo e que traga mais direcionamento para o time. Mas quando se está planejando um crescimento estável e forte para o médio e longo prazo, contar com um gestor que está preparado para compor um grupo de maneira inteligente e consegue ser um líder coach pode trazer muitos benefícios.

E esse é o maior ponto positivo desse estilo de liderança, pensar no próximo grande passo, no cenário completo, na big picture. Desenvolver uma nova competência pode parecer um empecilho para a produtividade imediata, exigindo um mapeamento de necessidades, habilidades exigidas e como conquistar esse crescimento. Mas, quando esse tipo de conquista acontece, a recompensa vem em forma de mais autonomia e percepção de prioridades.

As habilidades individuais são somadas, já que o líder coach não foca apenas em um profissional, mas em sua equipe completa. Saber adaptar seu discurso faz parte de suas competências comportamentais, assim como o bom desenvolvimento da sua escuta e da condução de feedbacks e diálogos direcionados para o crescimento. O investimento de tempo da gestão é uma exigência para esse estilo de liderança, mas isso é o que torna esse apoio mais efetivo para o crescimento global das pessoas e da empresa.

Já pensou em ser um profissional que consegue alcançar resultados e inspirar efetivamente sua equipe a ser melhor em competências técnicas e comportamentais? Esse pode ser um diferencial na sua carreira e na de várias outras pessoas.

Crédito foto da capa – Orientando o time (Foto: Austin Distel / Unsplash)

Gostou do artigo?
Comentários